Alimentação

Couve-flor: Emagrecimento e Prevenção de Doenças

Ao lado de vegetais como a couve e o brócolis, a couve-flor faz parte dos vegetais crucíferos, que trazem inúmeros benefícios para a saúde. Embora eles sejam chamados também de “vegetais verde-escuros”, não se engane: ela está nesse time e vai te ajudar a bater um bolão.

Trata-se de uma inflorescência que é um alimento muito versátil, podendo ser preparada de diversas formas. Você pode simplesmente cozinhá-la ou ainda preparar diferentes pratos ou saladas.

Ela é incrível também em receita cetogênicas, para quem faz a dieta keto ou cetogênica. Quem já substituiu o purê de batatas comum pelo purê de couve-flor sabe do que estou falando!

Vitaminas e minerais

Dentre as vitaminas, destacam-se as do complexo B, a vitamina K e principalmente a vitamina C. Outros nutrientes e minerais presentes são:

  • Proteínas
  • Folato
  • Ácido pantotênico
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Manganês
  • Potássio

Proteção contra o câncer

As flores da couve-flor, ou seja, sua parte branca, contêm fitonutrientes que ajudam na prevenção de vários tipos de cânceres.

Elas contêm indole-3-carbinol e sulforaphane, que ajudam na proteção contra câncer cervical, de ovários e de próstata. Tenho certeza que na próxima vez que a encontrar na salada vai olhá-la com outros olhos, não é mesmo?

Couve-flor e emagrecimento

Se você quer perder peso, a couve-flor pode ser uma grande aliada. Em primeiro lugar, é fonte de fibras, que por si só já ajudam no seu objetivo e nessa luta contra a balança.

Ao facilitarem seu trânsito intestinal e servirem de alimento para as bactérias boas dos seus intestinos, as fibras farão com que seu organismo funcione melhor. Além de se proteger contra doenças, logo você começa a notar a perda de peso.

E quer saber a melhor parte? Cada 100g de couve-flor tem só 26 calorias. Incrível! Use-a em várias receitas, substitua carboidratos e você está no caminho que tanto deseja!

Cuidados no uso de couve-flor

O consumo de grande quantidade de alimentos estrogênicos interfere na forma como nosso corpo usa iodo.

Como os vegetais crucíferos estão nesse grupo, o ideal é que você evite seu consumo excessivo caso tenha problemas com deficiência de iodo. É sempre bom estar atento.

Bom, então, aproveite essas dicas! Coloque a couve-flor na sua dieta. Será fundamental para uma Supersaúde e ainda vai lhe garantir uma bela silhueta. Pode apostar!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *