Atividade Física

Correr na Esteira ou ao Ar Livre? Qual o Melhor?

Você conhece algum praticante de corridas? Se sim, com certeza sabe como eles são apaixonados por essa atividade. Mas tem uma pergunta que deixa alguns um pouco divididos: o que é melhor, correr na esteira ou correr ao ar livre?

Antes de dar uma resposta concreta a essa pergunta, é importante avaliar os prós e contras de cada lado. Vejamos:

Correr ao ar livre

O primeiro detalhe é ONDE você está correndo. Em um parque ou praça, há o benefício de respirar ar puro e sair de casa, ainda que muitas de nossas cidades tenham problemas de poluição.

Além disso, ao correr durante o dia você pode tomar sol, algo importante e que temos cada vez mais deixado de lado. Nesse quesito, uma dica importante: NÃO use protetor solar durante todo o tempo. Explico neste outro post o porquê.

Outro fator importante é que o terreno não é tão regular, o que, por um lado, aumenta o seu esforço e a intensidade da atividade; por outro, você fica mais propenso a lesões… Outros fatores como o vento, calor ou frio excessivos, podem interferir na sua corrida.

Correr na esteira

A corrida na esteira pode ser mais monótona, e muita gente acaba até ficando desatento durante a atividade. Para evitar lesões e também aumentar o nível do desafio, o ideal seria variar a intensidade e a inclinação.

Em ambientes fechados, como geralmente é o caso da esteira, você não tem o benefício do sol, mas também evita possíveis problemas climáticos. A melhor opção, portanto, varia de pessoa para pessoa, e vale a pena colocar numa balança o que é melhor para você, analisando todos os detalhes que falamos até aqui.

Mas o que eu acho mais importante é fazer um alerta…

A verdade é que você deve EVITAR corridas de longa distância.

Correr longas distâncias – mais malefícios que benefícios

Ao correr longas distâncias, o organismo entende que deve aumentar seu estoque de gordura. No princípio pode-se até perder um pouco de peso, mas a longo prazo sabe o que acontece? Isso mesmo, você engorda! E tem que correr cada mais para manter o físico.

Além disso, o exercício prolongado causa inflamação silenciosa e oxidação, ambas inimigas do seu coração. Você envelhece mais rapidamente e tem um aumento de enzimas cardíacas. E isso não é nada bom.

O melhor a fazer são os exercícios intensos curtos, como os Supra Aeróbicos que eu proponho no meu livro 20 Minutos e Emagreça. Para saber mais sobre como fazê-los, é só clicar aqui.

Você não precisa mais correr durante horas e ainda melhora a sua saúde de uma forma como nunca imaginou! Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Correr na Esteira ou ao Ar Livre? Qual o Melhor?