Bem-Estar

Ciência Comprova: Contato com a Natureza Faz você se Sentir mais Vivo!

Você está se sentindo cansado, desanimado, sem aquela vitalidade que costumava ter? Deixa eu te fazer uma pergunta… Há quanto tempo você não dá um passeio ao ar livre, em contato com a natureza? Tem feito alguma caminhada em um parque ou praça em meio às árvores?

Se a resposta é não, tenho uma má e uma boa notícia. A má notícia é que, se você continuar sem fazer isso, essa sensação pode continuar por muito tempo. Por outro lado, a boa é que essa medida simples pode fazer você se sentir melhor e até ajudar na sua saúde. Duvida?

Humor, bem estar e saúde

Pesquisadores do Canadá, Alemanha e Estados Unidos fizeram uma série de pesquisas para entender a relação das pessoas com a natureza. Eles analisaram o senso de vitalidade, ou seja, o quanto os participantes se sentiam mais vivos e com mais energia depois desse contato.

Para confirmar que os efeitos foram provocados pela natureza, foram analisados diferentes aspectos, por exemplo: alguns participantes fizeram caminhadas em ambientes fechados, enquanto outros em ambientes abertos. Alguns foram apenas expostos apenas a imagens da natureza, enquanto outros tiveram um contato direto e real…

Na fase final dos experimentos, os cientistas fizeram avaliações do humor e da energia ao longo do dia. Os voluntários precisaram anotar tudo o que faziam e como se sentiam durante e após o período das atividades.

Natureza e vitalidade

Aqueles que estiveram ao ar livre, em contato com a natureza por pelo menos 20 minutos por dia, relatavam ter muito mais vitalidade para suas tarefas diárias.

O mais intrigante, segundo o Dr. Richard Ryan, líder da pesquisa, é que os resultados estavam diretamente relacionados à presença real da natureza: o contato com elementos naturais foi mais importante do que estar simplesmente ao ar livre. Incrível, não é mesmo?

Segundo o Dr. Ryan, isso pode ser explicado pelo fato dos seres humanos terem evoluído em meio à natureza. Só mais recentemente ficamos tão ligados aos ambientes fechados.

Por isso, ao se entrar novamente em contato com esses elementos naturais é como se recarregássemos nossas energias – é assim que sua mente e seu corpo se sentem como resultado de milhões de anos de evolução.

A recomendação dos pesquisadores é simples: passe mais tempo em contato com a natureza, nem que seja em pequenos passeios diários ou mesmo colocando mais verde e luz em sua casa.

Seu organismo naturalmente reagirá melhor, garantindo uma atitude mais positiva perante a vida. Como sempre falo por aqui, essa atitude e o bem estar que provoca é também é fundamental para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Journal of Environmental Psychology. Volume 30, Issue 2, June 2010, Pages 159-168
  • Nature Boosts Self-Evaluation of Vitality. Scientific American. 8. Jun. 2010
  • Natural Vitality. Healt Central. June. 2010.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link