Dieta

Como Você pode Perder Peso Rapidamente?

Quando se decide perder peso, as pessoas se empenham com vontade!!!

Começam a comer de forma saudável (primariamente, é claro), a malhar e parar com todas as bobagens que eles sabem que são insalubres.

Porém, passam alguns dias, depois uma semana… E a balança está se mexendo, mas pouco… Aí vem aquele questionamento:

“Isso vai levar uma eternidade! Quanto tempo isso vai levar?” Todos nós queremos resultados imediatos, certo? Bem, o que é realista? O que é seguro? O que é eficaz? E o que você pode esperar quando você tenta perder o excesso de gordura e alcançar sua composição corporal ideal?

Todo mundo sabe que perda de peso lenta e gradual produz os melhores resultados a longo prazo e que perda de peso rápido é insegura e insalubre.

E para piorar, as pessoas que você conhece provavelmente zombaram “Oh, você está perdendo peso rapidamente agora com essa dieta da moda, mas espere algumas semanas e tudo voltará correndo!”

As Organizações de Saúde afirmam que você não deve querer perder peso rapidamente, e garantem que “as pessoas que perdem peso de forma gradual e constante são mais bem-sucedidas em mantê-lo”.

Mas isso é realmente verdade?

Pesquisando na literatura para esta “verdade de perda de peso”, o que se encontra é exatamente ao contrario:

Que a rápida perda de peso inicial está associada a uma melhor manutenção do peso a longo prazo do que perder peso de forma mais lenta.

O que dizem as pesquisas sobre perda de peso rápido

Na maior parte da literatura disponível, o emagrecimento lento e estável não venceu a corrida. A lebre geralmente bate a tartaruga. Isso realmente faz sentido.

Veja o que a revisão bibliográfica mostra:

  1. Que a “maior perda de peso inicial” melhora a manutenção da perda de peso a longo prazo, mesmo quando esse peso é perdido usando dietas extremas.
  2. Que o uso de dietas de muito baixas calorias para estimular a rápida perda de peso a curto prazo pode ser altamente eficaz para manutenção do peso a longo prazo, desde que acompanhados por um programa de manutenção de peso incluindo atividade física, educação nutricional e terapia.
  3. Que as mulheres obesas de meia-idade que perderam peso mais rapidamente eram as mais propensas a mantê-lo depois de 18 meses.

Está bem, está bem. Mas a perda de peso rápida é segura?

Depende de quem você é.

Se você é obeso:

A perda de peso rápida é segura, já que 87% do peso total que você perde será gordura corporal. É por isso que a rápida perda de peso dos obesos é consistentemente associada a melhores marcadores de saúde:

  • A sensibilidade à insulina aumenta
  • A gordura visceral diminui.
  • Os lipídios sanguíneos normalizam.
  • O nível de testosterona e a função sexual são restauradas.
  • Os biomarcadores de estresse oxidativo são reduzidos.

Tudo isso acontece quando você está com sobrepeso ou obesidade e começa a perder peso.

– Se você é magro:

  • A rápida perda de peso tem um efeito um pouco diferente.
  • Quanto mais magro você for, mais massa muscular você perderá durante a perda de peso e mais efeitos negativos serão acumulados.
  • Veja o exemplo extremo, nesse caso, que é o fisiculturista se preparando para a competição. Ele está reduzindo calorias e se exercitando. Ele está fazendo tudo o que pode para perder peso o mais rápido possível, reduzindo a gordura corporal. Com isso o que ocorre?
  • Ele perde força,
  • Sua testosterona cai
  • Seu humor piora

O oposto do que acontece com os obesos quando perdem peso rapidamente.

– Se você é idoso:

Nesses casos, a perda rápida de peso pode ser contraindicada. Geralmente perder peso rapidamente está associado a doenças e perda muscular acelerada, e é uma complicação frequente da doença de Alzheimer. Para os idosos, a perda de peso mais lenta usando uma dieta rica em proteínas (para evitar a perda muscular) e atividade física regular é a melhor opção.

Outro fator que precisa ser avaliado é como você faz isso.

Prós e contras comuns de como você perde peso

1) Perda de peso baseada em desidratação

É muito comum ser usada por atletas que precisam perder peso para se qualificarem para uma competição, como lutadores de MMA ou fisiculturistas.Normalmente fazem estratégias rápidas, diminuindo o peso em água. Eles treinam com moletons para transpirarem muito, além de recorrerem a saunas. Removem totalmente o sal de sua dieta (já que o sódio nos ajuda a reter água). Consomem muito pouco carboidrato para não aumentar o glicogênio, que retém água. Além disso, podem recorrer a banhos quentes e param completamente de beber água no dia da pesagem. É assim que um lutador que normalmente se qualifica numa categoria inferior…  Desidratando-se.

Essa estratégia não é segura, pois prejudica o desempenho físico, a função cognitiva e a elasticidade do tecido conjuntivo. E é só realmente o peso da água que vai embora. Quando se começa a comer normalmente o peso volta.

2) Dieta de muito baixa caloria

Este é o método mais comum, ou seja, comer quase nada. E existem estudos que apoiam a eficácia da dieta de muito baixa caloria, mas quando se para de fazê-la, o resultado não é bom, pois o peso retorna rápido. Só é possível se forem acompanhados por profissionais de saúde.

3) Dieta com alto teor de proteína

É um tipo de dieta de muito baixa caloria, apesar de não ser esse o foco.

São dietas com alto teor de proteína, baixo carboidrato e baixo teor de gordura.

Deve-se ingerir proteína, preferencialmente de origem animal, o quanto for necessário para reduzir a perda de massa magra e maximizar a perda de gordura. Além disso, deve-se adicionar bastante vegetais com pouco carboidrato.

Consome-se no mínimo 1,5 gramas de proteína por kg de massa corporal magra (se sedentário; ou para o treinamento de força, 2 g / kgde massa corporal magra) baseados em carnes magras e Whey protein.

Além disso, abundância de vegetais fibrosos (espinafre, alface, couve, acelga, brócolis, aspargos, etc.; qualquer coisa sem um número apreciável de carboidratos digeríveis).

Não coma frutas, açúcar ou amidos.

Cozinhar com pouca ou nenhuma gordura adicionada.

Quando usado nas comunidades fitness / perda de peso, as pessoas normalmente mantêm isso por 1-2 semanas, e em seguida fazem um reabastecimento e retornam a uma dieta mais normal.

Em pessoas gravemente obesas geralmente dura mais de uma ou duas semanas e é bastante eficaz:

Apesar da literatura considerar seguro, é necessário associar um bom multivitamínico e ácidos graxos essenciais.

Entenda que dietas com muita proteína e pouquíssima gordura se tornam rapidamente tóxicas aos rins, além de aumentar o risco de cálculo vesical.

4) Dietas com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura (dieta keto)

É a perda de peso mais rápida e segura que existe.

Essa abordagem com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura também evita outro potencial problema para a rápida perda de gordura em geral: o risco de formação de cálculos biliares.

A rápida perda de peso é segura desde que você esteja perdendo (principalmente) gordura e não massa muscular magra.

Você deve se sentir bem e seu desempenho físico melhorar concomitante à perda de medidas.

Se você está perdendo peso rapidamente, mas ocorrem efeitos colaterais incômodos, cuidado, pois isso pode estar sendo às custas de mais massa magra do que gostaria.

Quando se perde peso corretamente deve-se sentir-se bem.

Para que você consiga ter manutenção a longo prazo, é importante que esteja se educando com novos hábitos alimentares, pois se voltar a se alimentar com os erros do passado, o peso vai voltar…

Você precisa aprender como a comida afeta você, e como se alimentar a longo prazo no mundo real.

Com a dieta keto que tenho abordado com frequência, e se você usar toda essa educação alimentar, certamente desfrutará de uma maneira sustentável de comer e viver.

Porém, como você viu, há outras maneiras de chegar ao resultado de se manter magro… Mas ficar magro e saudável é a receita que parece funcionar bem para quase todo mundo que eu conheço e que já tentou. Tente você também!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *