Alimentação

Como o Coração Conquista a Dor

Não é de se surpreender que a atenção, carinho e toque de cura sejam tão poderosos. Agora, um estudo recente vem confirmar isso mais ainda. Realizado na Universidade do Colorado Boulder, a pesquisa descobriu que segurar as mãos de um ente querido alivia a dor física.

Foi avaliada a atividade das ondas cerebrais em 22 casais que estavam juntos há pelo menos um ano.

Mediu-se ondas cerebrais em três situações:

  • enquanto os casais estavam sentados em quartos separados, ou
  • sentados juntos, mas não se tocando, ou
  • sentados juntos enquanto seguravam as mãos

Na sequência, mensurou-se a atividade cerebral nos mesmos três cenários, enquanto a mulher do casal foi submetida a uma leve dor de calor em seu braço.

Os resultados foram notáveis​​…

Quando os casais estavam juntos, mas sem se tocar, suas ondas cerebrais ficaram sincronizadas, assim como sua respiração e frequência cardíaca. É um fenômeno conhecido como “sincronização interpessoal”.

Porém, quando os casais deram as mãos, houve aumento da sincronização. Como consequência, a dor que as mulheres sentiam passou a ser menor.

Ou seja, quando você pega na mão de um ente querido com dor, ocorre uma sincronização entre a sua respiração, ritmo cardíaco e ondas cerebrais do da pessoa, e a dor diminuirá.

E em casos aonde os casais não podiam dar as mãos, houve uma interrupção de sincronia, que voltava quando eles novamente se tocavam.

Pois é, o poder curativo do toque é algo impressionante. E tudo ocorre pela liberação de um hormônio chamado oxitocina, o “hormônio do amor”, “do carinho”.

Essas ligações ocorrem não só entre homens e mulheres, mas também entre pais e filhos, fazendo com que se sinta mais calmo e otimista, suporte mais a dor e acelere a recuperação.

Com o toque o seu corpo libera oxitocina, e quanto mais contato, melhor. Para você ter uma ideia, uma massagem de 15 minutos pode aumentar os níveis de oxitocina em 17% segundo estudos.

Só de estar de mãos dadas, já aumenta o seu alívio de dor, imagine então com beijos, abraços, apertos de mão e tapinhas nas costas…

Com certeza, é o melhor remédio para dor.

Aumente a droga do amor do seu corpo naturalmente

Com o passar dos anos, especialmente após os 40 anos, começa haver diminuição de produção de ocitocina, mas você pode estimular naturalmente o seu corpo a produzir mais.

Além do que já foi mencionado acima, aconselho:

  1. Oxitocina nasal

É segura e você pode usá-la em inaladores orais. Já a oxitocina via oral não tem o mesmo efeito, pois é inativada rapidamente no seu estômago.

  1. Meditação

Os estudos mostram que até mesmo breves sessões de meditação podem fazer grandes mudanças nas áreas do cérebro que produzem oxitocina. Trata-se de algo simples que você pode agregar à sua rotina.

  1. Treino supra aeróbico

Em um estudo europeu, os pesquisadores descobriram que, quanto mais intensamente você se exercita, mais oxitocina você libera. Mas uma corrida constante de uma hora em uma esteira não altera a oxitocina.

Por isso aconselho esse tipo de treinamento que além de todos os benefícios desencadeados pelo aumento do HgH, também aumenta a oxitocina. Cada vez vejo mais benefícios nessa pratica e até hoje NADA desfavorável. Se você quiser saber mais sobre o treinamento supra aeróbico, veja meu livro 20 Minutos e Emagreça ou acesse meu canal do YouTube.

Aumente sua ocitocina e viva mais feliz e saudável!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link