Uma Solução Inteligente para Você Finalmente Adotar os Orgânicos

Você já deve estar cansado de ouvir que os alimentos orgânicos são a melhor opção para a sua saúde. Além de estarem livres de produtos químicos usados na produção, eles são mais naturais e possuem mais nutrientes. A lista de benefícios é grande, mas sempre vale a pena relembrar.

Como já comentei por aqui, os alimentos orgânicos:

  • São mais saborosos;
  • Possuem menos produtos químicos;
  • Possuem mais nutrientes;
  • Mais antioxidantes;
  • Mais polifenóis;
  • Mais ômega 3 e ácidos graxos (no caso de carnes, leite e ovos orgânicos);
  • São melhores para o meio ambiente.

Mesmo com todos esses benefícios, sempre que se comenta sobre eles, muita gente se pergunta: vale a pena pagar mais caro pelos orgânicos? A resposta é simples: com eles a saúde da sua família só tem a ganhar. O que é mais valioso do que isso?

Uma solução simples para se conseguir alimentos orgânicos

Hoje, já há muitos produtores empenhados na produção de alimentos orgânicos. Por todo o mundo, são cada vez mais comuns feiras dedicadas inteiramente a esse tipo de produto. Mesmo assim, nem todos tem a facilidade de encontrá-los.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, investigaram qual seria a melhor solução para trazer os orgânicos para dentro dos centros urbanos. Primeiro, eles avaliaram os espaços urbanos do país e descobriram que 45% do espaço é coberto por áreas verdes. Entram nessa conta não só os parques e jardins, mas também margens de rodovias, por exemplo.

Eles concluíram boa parte desses locais poderiam suportar jardins e hortas comunitárias para o plantio de vegetais orgânicos. Segundo os cálculos dos pesquisadores, se somente 10% dos espaços verdes das cidades fossem utilizados com essa finalidade, isso já garantiria comida de qualidade para 15% da população.

Segundo os pesquisadores, “Mesmo o cultivo de uma pequena porcentagem da terra disponível pode transformar a saúde das populações urbanas, melhorar o ambiente da cidade e ajudar a construir um sistema alimentar mais resiliente. Serão necessárias mudanças culturais e sociais significativas para alcançar o enorme potencial crescente de nossas cidades – e é crucial que as autoridades trabalhem de perto com as comunidades para encontrar o equilíbrio certo entre espaço verde e horticultura”.

Trata-se de fato, de um desafio para o futuro, mas que com um pouco de esforço pode ser aplicado. Cabe aos cidadãos cobrarem das autoridades medidas nesse sentido, pois elas podem fazer a diferença na qualidade da alimentação de todos.

Enquanto isso, você pode fazer a sua parte. O estudo conclama também as pessoas a usarem seus espaços disponíveis para cultivarem os próprios alimentos. Uma parte do seu quintal, seu jardim ou até mesmo da sua sacada podem ser uma opção para plantar sua própria comida e se alimentar melhor. Que tal começar? Além de virar um hobby, a jardinagem pode garantir uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link