Prevenção

Colina Reduz Risco de Demência em 28% nos Homens

Se você me acompanha por aqui, sabe da importância de se alimentar com gorduras e proteínas animais boas, em especial aquelas de animais criados a pasto. E dentre os muitos elementos nutricionais desses alimentos, está a colina, que é fundamental para seu organismo se manter saudável.

Ela está presente principalmente nos ovos e na carne, e é necessária para a produção do neurotransmissor acetilcolina. É claro que já se sabia que, por causa disso, a colina é fundamental par prevenir o declínio cognitivo.

Seja no caso do Alzheimer ou mesmo de outras demências, já é bem recomendada por ser um nutriente tão importante para o cérebro. E analisando-a mais a fundo, uma nova pesquisa chegou a conclusões mais detalhadas sobre sua ação, em especial no caso dos homens.

Colina e prevenção de demência em homens

A pesquisa em questão, publicada recentemente no American Journal of Clinical Nutrition, observou 2500 homens com idades entre 42 e 60 anos. Foram avaliados seu estilo de vida, alimentação e estado de saúde durante 22 anos.

Além disso, uma parte deles fez testes de memória e cognição 4 anos após o início do estudo. Durante o tempo da pesquisa, 337 deles desenvolveram algum tipo de demência.

Para os pesquisadores, o principal fator de proteção foi o consumo de alimentos que continham colina, como a carne e os ovos. Aqueles que faziam mais uso desses alimentos, ou seja, consumiam mais colina, foram os melhores nos testes de memória e de linguagem.

Comparados com os homens que consumiam poucos alimentos com colina, os que consumiam mais tiveram 28% menor risco de desenvolverem demência. Um número realmente significativo!

Segundo os pesquisadores, trata-se ainda de um estudo observacional, sendo necessárias novas análises para conclusões definitivas. Ainda assim, é uma forma de mensurar com mais exatidão a importância de colocar a colina na sua dieta!

Então, o que está esperando? É hora de mudar seus hábitos para ter mais saúde e prevenir as doenças do mundo moderno. Uma boa opção é começar uma dieta keto, que prioriza justamente esse tipo de alimentação. Clique aqui e saiba um pouco mais sobre ela. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *