Alimentação

Coco: a Super Fruta de 1001 Utilidades e Benefícios

Ok, ok… 1001 utilidades é só um jeito de dizer, mas é o que mais se aproxima quando falamos do coco. Afinal, dessa super fruta absolutamente tudo é aproveitável, das mais diferentes formas. E o melhor, todas ótimas para sua saúde.

Hoje vamos falar de algumas dessas utilidades e benefícios. Aposto que algumas você nem imaginava!

Óleo de coco

Como já falei inúmeras vezes, é um dos melhores alimentos que temos disponíveis para uma boa saúde. Ele é uma gordura saturada natural que, ao contrário de toda doutrinação contra as gorduras das últimas décadas diz, é incrível para você. Veja alguns benefícios:

  • Fonte de energia alternativa aos carboidratos, os verdadeiros causadores das doenças crônicas e cardiovasculares.
  • Contém triglicérides de cadeia média (TCM) que estimulam o seu metabolismo, atuando na perda de peso e redução de depósitos de gordura.
  • Combate compulsão alimentar.
  • Protege a pele.
  • Ajuda o corpo a absorver vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K.
  • Evita oscilações emocionais e age em conjunto com as vitaminas lipossolúveis para aliviar a depressão.
  • Recupera o equilíbrio da tireoide
  • É antifúngico, antiviral e antibactericida
  • Há casos onde o óleo de coco se mostrou eficiente no combate ao Alzheimer (saiba mais clicando aqui)

Água de coco

É melhor que qualquer sport drink que você pode encontrar por aí. Ela tem uma mistura de açúcares e minerais, na forma de íons, chamados eletrólitos: sódio, potássio, cloretos, cálcio, fósforo, magnésio e enxofre, além dos minerais traços.

Além disso, possui aminoácidos essenciais, como lisina, leucina, cisteína, fenilalanina, histidina e triptofano; vitaminas do complexo B e vitamina C. Reduz pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra câncer, favorece a digestão, o controle da glicemia, a circulação, o sistema auto-imune, possui propriedades antienvelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Fibra de coco

As fibras são carboidratos não digestíveis, que por isso não geram calorias e ainda satisfazem o seu organismo. Ajudam na diminuição do colesterol e açúcar no sangue, além de reduzir doenças cardíacas e melhorar as funções intestinais.

As fibras do coco são 93% insolúveis e 7% solúveis, bem mais que os farelos de trigo e arroz, sendo assim eficientes na redução do colesterol e açúcar sanguíneo. Suplementos feitos com a fruta são uma ótima fonte de fibras, e 1 a 2 colheres de sobremesa misturadas aos alimentos já são suficientes.

A fibra de coco também pode ser utilizada de outras formas, como alternativa para fabricação de tecidos, por exemplo. Realmente, nada se perde dessa fruta!

Farinha de coco

Esta farinha pode ser utilizada como alternativa à farinha de trigo para fazer produtos de panificação e outros pratos. Além de ficarem mais saborosos, eles ficam livres de glúten, grãos e com mais proteínas.

E tem mais: como é naturalmente mais doce, faz com que os alimentos preparados precisem de menos açúcar. As fibras da farinha de coco são outro fator importante: se você substituir somente 10 a 30% da farinha de trigo de uma receita por ela, já vai contar com muita fibra extra benéfica para a saúde!

Aproveite essa fruta fantástica e tudo o que ele tem para te oferecer. Uma Supersaúde começa pela escolha certa dos alimentos e dos ingredientes que você usa no dia a dia!

 

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *