Alimentação

O Chuchu está Longe de ser Sem Graça!

A gíria popular costuma usar a palavra chuchu para se referir a coisas sem gosto e sem graça. Muitos dizem que é porque esse vegetal não tem um sabor pronunciado como outros alimentos…

O problema é que com essa crença, acaba-se achando também que o chuchu não tem propriedades boas para a nossa saúde. E é justamente o contrário! A propósito, você sabia que ele está na categoria dos frutos? É o mesmo caso do tomate, por exemplo.

Vitaminas e minerais

O chuchu é rico em água, mas se engana quem pensa que ele é “só água”. Nele também estão vitaminas A, C, K, E e algumas do complexo B, como tiamina, piridoxina, riboflavina e folato.

Além disso, é rico nos seguintes minerais:

  • Cálcio
  • Ferro
  • Potássio
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Zinco

Chuchu e emagrecimento

Se você está lutando contra a balança, saiba que ele pode ser um forte aliado. Em primeiro lugar, porque além de ter bastante água, tem pouquíssimas calorias.

O segundo fator são as fibras alimentares. Elas vão garantir maior sensação de saciedade, fazendo com que você fique satisfeito por mais tempo – e consequentemente, coma menos.

Além disso, as fibras são necessárias para manter uma boa flora intestinal.  O bom estado dessa ecologia auxilia também na perda de peso e te protege de doenças – inclusive as crônicas, tão conhecidas no mundo moderno.

Apenas fique atento com as misturas! Muitas pessoas, por acharem que o chuchu tem um gosto suave demais, acabam misturando com temperos ou alimentos que podem fazer mal à saúde.

Ao consumi-lo, evite temperar com molhos prontos para salada, que estão cheios de açúcares e químicos nocivos. Cuidado também com as receitas que tem o vegetal como ingrediente mas estão cheias de carboidratos vazios, como farinha e outros derivados de grãos.

Alimente-se com consciência e certamente você estará mais próximo de uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *