Alimentação

Cenoura Crua ou Cozida? Qual a melhor?

Existe um entendimento por aí, no senso comum, de que os vegetais perdem algumas de suas propriedades quando são cozidos. Aposto que você já se perguntou isso ao cozinhar, não é mesmo? Mas será que isso é verdade? Bom, antes de afirmar isso, temos que lembrar que cada caso é um caso! Veja a cenoura, por exemplo…

A primeira coisa que precisa ficar clara é que ela é verdadeiramente um superalimento. Sua dieta precisa dela! Contém:

  • Alta concentração de magnésio, fósforo, cálcio e potássio.
  • Vitaminas B1, B6 e C.
  • Compostos bioativos que auxiliam na prevenção de vários tipos de câncer, principalmente o câncer de bexiga.
  • Betacaroteno, substância que é transformada em vitamina A.

Veja bem, provavelmente você já ouviu falar que a cenoura é boa para a visão… Saiba que é verdade! Como é importante para produção de vitamina A, o betacaroteno é fundamental para uma boa visão…

Agora, há a seguinte questão: ele não é produzido pelo nosso corpo. Isso significa que você precisa consegui-lo por meio da alimentação, e nada melhor do que a cenoura para ajudar.

O pulo do coelho

Além do betacaroteno, o vegetal tem outros antioxidantes. Como se sabe, essas substâncias previnem a inflamação silenciosa no seu organismo, a verdadeira causadora das doenças crônicas do mundo moderno – dentre elas diversos tipos de cânceres e até o Alzheimer.

É nesse potencial antioxidante que está o grande pulo do gato – ou do coelho, se você preferir… Quando se cozinha a cenoura, tanto os níveis de betacaroteno quanto de ácidos fenólicos do vegetal aumentam consideravelmente.

É por isso então que a cenoura cozida será sempre melhor que a crua! É claro que se pode variar, mas fique sabendo que essa é a melhor opção. Então, quando alguém te perguntar, agora você já sabe! Espalhe a notícia: cenoura cozida é tudo de bom!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

1 Comment

  1. Gostei muito, Excelentes informações ,como por ex; Como consumir ,vantagens Alimentares e informações Nutricionais!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *