Saúde

Células-tronco: o Fim da Dor Crônica?

Uma descoberta chocante feita pelos pesquisadores de Stanford está relacionada à dor crônica e às dores que você sente no dia-a-dia.

Com isso, eles acreditam na possibilidade de bloquear a dor em pacientes crônicos!

Para entender o que acontece, é preciso saber que existe no nosso organismo um “órgão de células-tronco” recém-descoberto.

Trata-se de uma rede enorme e interconectada de tecidos parecidos com esponjas, que cercam seu cérebro, coração, pulmões e todas as articulações do seu corpo, chamadas de interstício.

E esse órgão de células tronco controla o suprimento, a distribuição e a entrega de quase todas as vitaminas, minerais, proteínas, células-tronco e outros componentes importantes que os seus órgãos precisam para se manter saudáveis.

A descoberta dos pesquisadores da Stanford é exatamente nesse órgão de células-tronco, aonde encontraram rupturas que podem desencadear o que chamam de “conversa cruzada entre o sistema imunológico e o nervoso”.

Especificamente, os pesquisadores de Stanford relataram na revista Pain que encontraram rupturas no órgão da célula-tronco.

De modo simplista, essa “conversa cruzada” controlada por sua “matriz extracelular” (ECM) faz com que seu sistema imunológico pare de mantê-lo saudável, e em vez disso, ataque seu sistema nervoso, enviando sinais de dor ao cérebro.

Esse entendimento é um grande avanço que dá aos pesquisadores uma melhor compreensão de como a dor crônica funciona, e como pará-la.

Os mesmos pesquisadores descobriram que a inibição desses sinais de dor na matriz extracelular e no interstício se traduzem em menos dor e proteção contra a inflamação sistêmica no cérebro.     

Vale lembrar que estes são estudos em animais.  

Mas a boa notícia é que…

Este órgão de células-tronco desempenha um grande papel em seus níveis e intensidade de dor ao longo do dia, bem como na sua saúde geral.

Isso movimentou as indústrias farmacêuticas a investirem bilhões de dólares em pesquisa, procurando criar uma “droga” para o seu órgão de células-tronco.

Mas apesar destas pesquisas na sua imensa maioria estarem nos laboratórios, você não precisa esperar por isso…

Como ativar seu órgão de células-tronco para alívio da dor

Abasteça seu interstício com o nutriente que falta…

Trata-se do colágeno, uma molécula de proteína fibrosa resistente encontrada nos ossos, músculos, pele e tendões, que formam uma estrutura de sustentação da sua matriz extracelular e interstício.

O que mantinha os nossos ancestrais saudáveis era a força musculoesquelética, pois seria impossível caçarem na presença de dores em articulações enfraquecidas.

Portanto, mais colágeno significa mais estabilidade para o seu interstício e seus ossos.

O melhor modo de aumentar o seu colágeno é através do Brodo de osso, que pode ser de origem bovina, de galinha ou peixes.

Outros alimentos ricos em colágeno são: ovos, abacates e salmão.

Além disso, você pode associar um suplemento de colágeno hidrolisado e sílica, que potencializam o resultado, segundo os estudos.      

Treino de alta intensidade é outra maneira excelente de estimular suas células-tronco. Aconselho o exercício supra aeróbico, assim você  abastece suas células-tronco em 20 minutos.

Recentemente, uma publicação no European Heart Journal mostrou que o exercício vigoroso em camundongos ativou 60% de suas células-tronco cardíacas.      

E em estudos em humanos, pesquisadores provaram que o exercício extenuante leva a altos níveis de células-tronco nos ossos, fígado e outros órgãos.

Pense nisso! Essas podem ser a chave para aliviar sua dor crônica.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *