Alimentação

Cebola: Ação Anti-inflamatória e Protetora Contra o Câncer

A cebola é um dos temperos mais utilizados por quem busca dar um sabor especial aos alimentos. E não é de hoje! Cebolas são usadas desde a antiguidade, principalmente na Pérsia, Egito, Grécia e Roma.

Além de servir de alimento, ela também era procurada por seus poderes medicinais. E olha, vou te contar uma coisa… Os antigos estavam certos! A cebola tem inúmeros benefícios para nossa saúde!

Vitaminas, minerais e antioxidantes

Com relação aos minerais, a cebola está cheia de potássio, ferro e manganês. Dentre as vitaminas, as mais presentes são a vitamina C, B6 e folato, conhecido por ajudar a amenizar quadros de depressão.

Também é rica em quercetina, um antioxidante poderoso que atua no sistema imunológico e auxilia em uma boa saúde cardiovascular, reduzindo o risco de inflamação silenciosa.

Cebola e proteção contra o câncer

A cebola contém 2 fitoquímicos importantes: o Alicin e o disulfito de allyl, que têm propriedades anticancerígenas e de proteção contra diabetes.

Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute analisou a relação entre vegetais como a cebola e o alho e o câncer de próstata. Os pesquisadores concluíram que aqueles que consumiam maiores quantidades desses alimentos tinham menos risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Outro estudo, feito em animais, demonstrou que o consumo de cebolas tinha potencial na proteção dos cânceres de esôfago e estômago, bem como de inibir o crescimento de tumores.

Outros benefícios da cebola

  • Ação anti-inflamatória
  • Antidiabética
  • Aumenta produção de óxido nítrico nas artérias, promovendo vasodilatação e reduzindo risco cardiovascular
  • Ação anticoagulante, pois impede a formação de coágulos sanguíneos
  • Ação anti-hipertensiva

Se você achava que a cebola era apenas um tempero versátil, aposto que se surpreendeu ao ver essa lista de boas notícias para sua saúde. Da próxima vez que for usá-la, lembre-se disso! Você vai comer com ainda mais gosto!

Referências bibliográficas:

  • JNCI: Journal of the National Cancer Institute, Volume 94, Issue 21, 6 November 2002, Pages 1648–1651
  • Jpn J Cancer Res. 1999 Jun;90(6):614-21.
  • Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes. Dr. Wilson Rondó Jr.

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *