Prevenção

Carne e Ovos Durante a Gravidez: seu Bebê mais Saudável no Futuro

Quando uma mulher fica grávida, uma das coisas que mais ouve são recomendações de como se alimentar. Além de diversos tipos de alimentos, são recomendados suplementos vitamínicos, minerais, etc… Mas tem um nutriente, presente em carne e nos ovos, fundamental durante a gravidez que nem sempre é lembrado.

Estou falando da colina. E, veja só, sua ação nos bebês que ainda estão nas barrigas das mães é simplesmente incrível. Os pesquisadores descobriram que o consumo de boas quantidades de colina durante a gravidez muda os marcadores epigenéticos das crianças.

Esses marcadores vão ditar como determinados genes vão se expressar ao longo da vida dessas pessoas. No caso específico da colina, descobriu-se que ela atua nos marcadores que influenciam o funcionamento de glândulas importantes, responsáveis inclusive por hormônios como o cortisol, que regula nosso metabolismo e resposta ao estresse.

Ao consumir bastante colina, mais essas glândulas ficavam reguladas e menos cortisol os fetos recebiam. Pesquisas anteriores já mostraram que receber quantidades maiores de cortisol na fase pré-natal aumenta o risco de que as pessoas venham a ter doenças metabólicas e relacionadas ao estresse…

Segundo a Dra. Eva K. Pressman, autora do estudo, a novidade é o fato de esse nutriente simples ter a eficiência em mudar os marcadores epigenéticos – algo que vai ter influência até a vida adulta dessas crianças. Fantástico, não é mesmo?

Onde conseguir a melhor colina

Seja durante a gravidez ou não, é importante que você tenha colina na sua alimentação. Ela é o combustível cerebral para produção de acetilcolina, os transmissores neurais que permitem que suas células cerebrais conversem entre si.

As melhores fontes dietéticas são: fígado, ovos, e carne vermelha. Mas, como sempre digo, não são quaisquer ovos ou carnes que você precisa. Opte sempre por produtos de origem de animais que vivem soltos, pastoreando.

Esses alimentos têm muito mais nutrientes, vitaminas e não estão contaminados com antibióticos e ração transgênica que os animais confinados recebem.  Além disso, a colina também pode ser encontrada no brócolis e na couve-flor – mas lembre-se de sempre consumir orgânicos.

Alimente-se bem, tenha uma gravidez melhor e garanta uma vida saudável para o seu bebê!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *