Alimentação

Carambola: a Maravilha Exótica Tropical

A carambola, fruto da árvore Averrhoa carambola, é conhecida como uma fruta tropical exótica. Graças ao seu formato de estrela, é também chamada de star fruit em vários locais do mundo.

Ela é originária de países tropicais da região do pacífico, como Filipinas, Indonésia e Sri Lanka, onde é muito consumida. Mas será que a carambola é um item saudável para sua dieta? Vejamos…

Vitaminas, minerais e fibras

Como muitas frutas tropicais, a carambola está cheia de vitamina C. Apenas 100 g já garantem a metade da quantidade tradicionalmente indicada dessa vitamina. Também possui vitamina A e vitaminas do complexo B, embora em menor quantidade, além de cobre e potássio.

Outro grande benefício da carambola está em sua quantidade de fibras. Como você deve saber, consumir fibras é importante para uma boa saúde. Elas ajudam sua ecologia intestinal, melhorando sua defesa imunológica e auxiliando no emagrecimento.

Estudos apontam que a carambola pode ajudar também na luta contra os xenobióticos, poluentes do dia a dia que acabam no nosso corpo e podem nos causar muitos problemas.

Além disso, sua boa quantidade de fibras ajuda na redução do triglicérides e do colesterol ruim. O resultado é aquele que muita gente procura: a prevenção de doenças cardiovasculares.

Cuidados ao consumir a carambola

Mas, atenção. Não é todo mundo que pode consumir a carambola. Pessoas com problemas renais devem evitá-la, pois contém caramboxina e ácido oxálico, ambos nocivos a esses indivíduos.

E por fim, há sempre a questão da frutose. Embora tenha poucas calorias, a fruta ainda possui esse açúcar, que mesmo natural pode alterar sua sensibilidade à insulina.

Como sempre comento, uma boa opção é colocá-la nos smoothies verdes. Junto com vegetais folhosos, a ação da frutose é minimizada e você contará com os benefícios dessa beleza tropical. Um brinde!

Referências bibliográficas:

  • Evid Based Complement Alternat Med. 2011; 2011
  • Drug Metabolism and Disposition. Vol. 32, Issue 6. 1 Jun 2004
  • Eur J Clin Pharmacol. 2003 Sep;59(5-6):471-6.
  • “Elucidating the Neurotoxicity of the Star Fruit”. Angewandte Chemie International Edition. 52 (49): 13067–70.
  • “Nutritional, Medicinal and Toxicological Attributes of Star-Fruits (Averrhoa carambola L.): A Review”. Bioinformation. 12 (12): 420–424
  • Food Facts – How To Eat Star Fruit. Mercola.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *