Alimentação

Camu Camu: 9 Benefícios Além da Vitamina C!

Por acaso você já ouviu falar do camu camu (Myrciaria dúbia)? Embora seja uma fruta muito comum na região amazônica, ainda há que não a conheça no Brasil. Só recentemente ela tem ganhado destaque, sendo inclusive apreciada no exterior, onde chega através de suplementos.

A razão desse sucesso é o seu incrível nível de vitamina C: cerca de 2700 mg a cada 100 g. Para você ter uma ideia, isso que equivale a uma quantidade 30 a 60 vezes mais alta de vitamina C do que nas laranjas!

O camu camu é a segunda maior fonte alimentar dessa vitamina no planeta. Perde apenas para a ameixa de Kakadu (Terminalia ferdinandiana), uma fruta australiana, mas com a diferença de ser bem mais acessível a nós.

Como você já deve saber, a vitamina C é fantástica para diversas funções do nosso organismo como:

  • aumento da imunidade
  • prevenção de doenças cardíacas
  • redução risco de degeneração macular
  • melhora da cicatrização de feridas
  • redução da pressão arterial
  • aumento da defesa contra certos tipos de câncer
  • redução da inflamação
  • prevenção e tratamento de gripes e resfriados

Como nosso corpo não é capaz de produzir a própria vitamina C, ela precisa ser ingerida pela alimentação. E nisso, com certeza, o camu camu pode ajudar!

Outros benefícios do camu camu

Mas não pense que ele contém apenas essa importante vitamina. Essa poderosa fruta amazônica tem muitos outros segredos. Dentre os minerais, os principais são potássio, manganês e cobre. Contém ainda:

  1. Valina: um aminoácido importante para a saúde muscular, o funcionamento do sistema nervoso e a função cognitiva.
  2. Carotenoides como luteína, zeaxantina e beta-caroteno: compostos fundamentais para a saúde dos olhos e do cérebro.
  3. Leucina: aminoácido essencial para a saúde dos ossos e músculos.
  4. Ácido elágico: polifenol com propriedades antimutagênicas, antioxidantes e preventivas de quimioterapia. Também reduz as condições inflamatórias decorrentes da obesidade.
  5. Ácido gálico: promove a neutralização dos radicais livres causadores das doenças degenerativas e do envelhecimento. Tem também propriedades antivirais e antifúngicos.
  6. Quercetina e kaempferol: flavonoides com potente ação antiviral.
  7. Muitas fibras: cada 100 g de camu camu tem 33 g de fibras, o que é ótimo no auxílio da sua digestão e emagrecimento.
  8. Proteção contra o Alzheimer: um estudo sugere que o camu camu pode auxiliar no combate aos marcadores do Alzheimer e outras demências no cérebro – graças ao seu potencial antioxidante.
  9. Proteção contra o câncer: também devido ao alto teor antioxidante, pode atuar como protetor contra os danos no DNA que podem levar à doença.

E aí, acha que são motivos suficientes para considerar o camu camu um alimento incrível? Pois é! Mais um presente amazônico para o mundo!

Agora, que tal preparar um smoothie?

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *