Bem-Estar

Cães Beneficiam Pacientes nas Emergências de Hospitais

Se você me acompanha por aqui, tem visto sempre informações sobre novas pesquisas envolvendo os cães. Esses animais são os mais presentes nos lares brasileiros, estando presentes em 44,3% dos lares, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da USP.

Esses dados são interessantes quando consideramos o quanto eles podem ajudar nossa saúde. Agora, uma pesquisa canadense avaliou o quanto a presença de um cachorro pode auxiliar em momentos angustiantes de espera nos hospitais.

O estudo consistiu em levar um cão adestrado ao setor de espera para atendimento de emergência do hospital da universidade. Pacientes com queixas cardíacas, fraturas, desordens psiquiátricas e dores crônicas puderam interagir com o animal durante 10 a 30 minutos, e depois responderam a um questionário dos pesquisadores.

Os resultados mostraram que:

  • As principais respostas foram sensação de melhora, conforto, felicidade e calma.
  • 80% expressaram felicidade durante a visita e disseram que se sentiam mais calmos após o contato com o cão.

Segundo o professor Collen Dell, um dos autores do estudo:

“As emergências são lugares agitados e confusos. A maioria das pessoas que esperam pelo tratamento se sente nervosa, e a espera pode aumentar a dor. É bem conhecido que interagir com animais pode ajudar os seres humanos a se sentirem calmos e relaxados.

Com tempos de espera consistentemente altos nas emergências, sugere-se que os cães podem ter um papel terapêutico mais amplo para desempenhar o conforto dos pacientes em sofrimento e dor”.

Ter um cachorro faz bem para você

É claro que o caso citado no estudo é especial, e cães que fazem esse tipo de trabalho em hospitais são preparados para a atividade. Eles são levados por adestradores também especializados, o que resulta nesses benefícios.

Mas o seu cãozinho também lhe ajuda bastante. A interação com os cães, em diversas circunstâncias, reduz a ansiedade, os níveis de batimentos cardíacos e a pressão arterial. Ela aumenta seus níveis de dopamina, neurotransmissor que reduz o cortisol, o hormônio do estresse.

E como já comentei, outras pesquisas indicam que conviver com cães:

  • Reduz alergia, eczemas e asma em crianças;
  • Melhora sua forma física, pelos passeios frequentes.

São muitos os motivos para amar esses animais! Caso vá adotar, tanto no caso de cães quanto de outros bichos, lembre-se que eles exigem cuidados por muito tempo e merecem tratamento adequado. Portanto, seja responsável!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/cachorro-saude/
  • https://www.drrondo.com/cachorros-podem-ajudar-a-prevenir-asma-e-eczema-em-criancas/
  • Dogs may protect against childhood eczema and asthma. Eurekalert.org. 27 out. 2017.
  • Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
  • Jornal Estado de Minas. 28 jul. 2016.
  • The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
  • Wu Y, Luben R, Jones A Dog ownership supports the maintenance of physical activity during poor weather in older English adults: cross-sectional results from the EPIC Norfolk cohort J Epidemiol Community Health 2017;71:905-911.
  • Dogs reduce distress of patients waiting for emergency hospital care. Eurekalert.org. May 1. 2019.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *