Prevenção

Cachorros podem Ajudar a Prevenir Asma e Eczema em Crianças

Muita gente ainda acredita que ter cachorros convivendo com crianças pequenas é um problema. Por causa dos pelos, eles acreditam que são causadores de asma e alergias…

Isso até faz sentido para crianças já apresentam essas condições de saúde. Mas e se eu te disser que os cachorros ajudam a prevenir doenças respiratórias, como o eczema e a asma? Isso mesmo… Eles podem ser benéficos antes dos problemas se manifestarem… Mas, como é possível?

O que dizem estudos sobre asma, eczema e cachorros

A ciência atual tem muito a dizer sobre esse assunto. Afinal de contas, têm crescido bastante o número de residências com animais de estimação. Agora, veja só…

Um estudo observou mães e bebês que ficavam em contato com cães dentro de casa por pelo menos 1 hora diária. A conclusão foi de que quando essas mães tinham esse contato ainda grávidas, havia um risco menor das crianças desenvolver eczema aos 2 anos de idade!

Já outro estudo analisou especificamente a relação entre asma infantil e a exposição aos cães. Segundo os pesquisadores, a exposição a elementos que os cães carregam, como certas bactérias, podem ter um efeito protetor contra a asma. Curioso, não?

Porém, no caso de crianças que já são alérgicas aos cachorros, realmente pode haver aumento nos sintomas de asma. Isso ocorre devido aos alérgenos dos animais, responsáveis por desencadear as respostas alérgicas.

Conforme já comentei por aqui, outras pesquisas já demonstraram que o convívio de crianças pequenas não-alérgicas com os animais tem efeito protetor no futuro:

  • Uma pesquisa sueca com 600 mil crianças concluiu que as que conviviam com animais domésticos e até mesmo rurais durante o primeiro ano de vida tinham menos chance de desenvolver asma até os 6 anos de idade.
  • Em um estudo feito nos Estados Unidos, crianças que tinham pais alérgicos a cães e conviviam com os animais também em seu primeiro ano de vida tinham menos chance de desenvolverem o problema.

Portanto, tenha cuidado com o senso comum. O contato inicial entre crianças – até mesmo dentro da barriga das mães – e cachorros, não causa alergia. Na verdade, segundo estudos, têm efeito protetor.

Por outro lado, os cuidados devem ser com aquelas que já possuem alergia ou asma. Aí sim você precisa ficar atento. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Dogs may protect against childhood eczema and asthma. Eurekalert.org. 27 out. 2017.
  • Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
  • The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
  • https://www.drrondo.com/cachorro-saude/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *