Saúde

Ter um Cachorro faz Bem para sua Saúde

Cada vez mais as pessoas têm adotado animais de estimação. E no Brasil, o campeão é o cachorro. Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, 44,3% dos domicílios do país têm cachorros. E mais… 64% dos donos de cachorro disseram que deixam os animais dormirem dentro de casa.

Afinal, será que isso é bom ou ruim para a saúde? Bom, se você é um amante desses peludos, certamente vai gostar do que as pesquisas mais recentes têm descoberto sobre o assunto.

Cachorro e alergias

Conviver com um animal de pelos, para o senso comum, pode ser um problema para as crianças devido às alergias. Mas é justamente o contrário! Pesquisadores suecos analisaram nada mais nada menos que 600 mil crianças.

Eles concluíram que aqueles que conviviam com animais domésticos e até mesmo rurais durante o primeiro ano de vida tiveram menos chance de desenvolver asma até os 6 anos de idade.

Já uma pesquisa americana focou-se no eczema, uma alergia crônica. Crianças que tinham pais alérgicos a cães e conviviam com os animais também eu seu primeiro ano de vida tinham menos chance de desenvolverem o problema.

Em ambos os casos, os pesquisadores acreditam que esse contato no início da vida fortalece o sistema imunológico. Ou seja, a melhor proteção não é evitar, mas estimular o convívio para que o organismo saiba como se proteger!

Passeie com seu cãozinho e seja mais saudável!

Se você tem ou já teve um cachorro sabe que ele precisa se exercitar, certo? Pois é. E quando você o leva para uma boa caminhada, é claro, acaba caminhando junto – o que é ótimo!

Um estudo inglês analisou mais de 3.100 britânicos. 20% deles eram donos de cachorros, e a maioria saia com frequência para passear com os animais. Os resultados mostraram que essas pessoas eram menos sedentárias que as outras, caminhado 30 minutos a mais todos os dias.

Mas essa pesquisa tem um dado ainda mais interessante. Os “pais de cachorro” se exercitavam com os animais até em dias frios e chuvosos, enquanto a maioria preferia ficar em casa. Mesmo quando as condições do tempo não estão boas, eles prosseguem sendo mais ativos e tendo mais saúde.

Então, se você está pensando em ter um cachorro, saiba que essa é uma boa ideia também para a sua saúde. Mas lembre-se: o animal é uma responsabilidade durante anos e os números de abandono também são altos. Então, tenha consciência na hora de adotar o seu novo amigo.

Referências bibliográficas:

  • Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
  • The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
  • Wu Y, Luben R, Jones A Dog ownership supports the maintenance of physical activity during poor weather in older English adults: cross-sectional results from the EPIC Norfolk cohort J Epidemiol Community Health 2017;71:905-911.
  • Jornal Estado de Minas. 28 jul. 2016.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *