Alimentação

Cacau: o Alimento No 1 da Longevidade

O cacau é originário das florestas tropicais da América do Sul e Índia. A parte benéfica, a mesma utilizada para a produção de chocolate, é a semente da fruta. Quando é orgânica, crua ou processada a frio, é um dos principais Superalimentos dos quais podemos dispor!

A semente de cacau está lotada de antioxidantes, como os flavonóides, epicatequinas (como a vitamina C) e Resveratrol, um potentíssimo antioxidante que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares (para saber mais sobre o Resveratrol, clique aqui e confira tudo em um post especial sobre o assunto). Também conta com minerais como magnésio, ferro e cálcio.

Benefícios do cacau

1 – Beleza e juventude

O cacau é rico em enxofre, que promove unhas e cabelos fortes, melhora sua pele, desintoxica o fígado e auxilia o funcionamento do pâncreas. Por esses motivos, o mineral é considerado o “mineral da beleza”.

2 – Cérebro brilhante, coração forte

O cacau é a maior fonte de magnésio entre todos os alimentos. Esse mineral ajuda a equilibrar a química cerebral, suas funções e circulação. Também regula o ritmo cardíaco, a pressão arterial e alivia cólicas menstruais.

3 – Antioxidantes

Contém mais flavonóides antioxidantes que alimentos como o vinho tinto e os chás preto e verde. Além de proteger o sistema cardiovascular, eles auxiliam na perda de peso, previnem lesões renais e doenças como Alzheimer e Parkinson.

Então, comer chocolate é bom?

Depende. Você precisa entender que nem todo chocolate é igual, e nem todo cacau é processado da mesma forma. A maior parte do chocolate que encontramos à venda é puro açúcar e gorduras ruins.

Porém, há aqueles que são feitos com cacau orgânico cru, que podem te trazer todos os benefícios da semente. De acordo com um grande estudo europeu, consumir 7 gramas de chocolate escuro por dia trouxe melhora nos processos que geram inflamação no corpo, o que é incrível para evitar doenças cardiovasculares.

Mas lembre-se: o cacau é amargo, e quanto mais amargo for o chocolate, mais cacau ele têm – e melhor será para a sua saúde. Esqueça os adocicados, como o chocolate ao leite, e prefira os amargos. Eles são os chocolates que você pode e deve comer para ter uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Cacau: o Alimento No 1 da Longevidade