Alimentação

5 Formas Diferentes do Brócolis Proteger o seu Corpo

Ao lado de outros exemplos, como a couve-flor, a couve de Bruxelas, o repolho e a couve, o brócolis faz parte do time dos vegetais crucíferos – também chamados “vegetais verde-escuros”, que fazem muito bem para a sua saúde.

Originário da região do Mediterrâneo em muito usado pelos romanos, o brócolis começou a fazer sucesso na França e na Inglaterra a partir do século 16. Ele é um verdadeiro superalimento, com inúmeros benefícios. Quer saber quais são eles? Então, vamos lá!

1 – Auxílio contra gripes e resfriados

Você sabia que os brócolis possuem maior concentração de vitamina C do que as laranjas? É verdade! Por isso, assim como essas frutas, é uma boa pedida para evitar e tratar esse tipo de problema.

2 – Propriedades anticâncer

O brócolis tem propriedades que protegem suas células contra danos no DNA. Ele também aumenta o potencial de neutralização e desintoxicação de cancerígenos, sendo portanto importante para proteção e combate ao câncer.

E ele ainda ajuda de mais 2 formas diferentes: ao mesmo tempo ativa genes que combatem o câncer, inibe aqueles que alimentam o tumor. Sua ação é ainda melhor nos casos de câncer de mama e próstata.

3 – Proteção contra infarto e derrame

Esse vegetal também estimula a produção de sulforafane, substância com alto potencial antioxidante, reduzindo o risco de infarto e derrame. Além disso, reverte agressões nos vasos sanguíneos, muito frequentes em pessoas que têm diabetes.

4 – Proteção para sua audição

O brócolis contém luteolina, um poderoso anti-inflamatório natural.  Ela tem ação antioxidante que protege as células nervosas e ciliares dos seus ouvidos contra danos oxidativos.

5 – Melhora seus níveis de glutationa

A glutationa é um antioxidante que neutraliza os radicais livres, ajuda seu corpo a eliminar toxinas, mantém seu sistema imunológico forte e até ajuda seu organismo a construir músculos em vez de criar gordura.

Para que seu corpo produza glutationa em níveis adequados, você precisa de enxofre na sua alimentação. O brócolis e os outros vegetais crucíferos são riscos nesse mineral.

Cuidados com o consumo de brócolis

O consumo em excesso do brócolis e outros vegetais crucíferos pode interferir na forma como seu corpo utiliza o iodo. Isso pode causar deficiência desse mineral no seu organismo. Cuidado! Geralmente, excessos fazem mais mal do que bem à saúde.

Outra dica importante é priorizar o consumo do brócolis cru. Assim ele fica com o máximo de nutrientes e todo o potencial antioxidante. Então, hora da salada!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *