Benefícios inesperados do colágeno

Você tem ouvido com frequência sobre os benefícios do colágeno para a pele, mas esse mesmo produto traz vantagens adicionais surpreendentes que possivelmente você nunca ouviu falar.

Lembre-se que conforme você envelhece, seu corpo produz cada vez menos colágeno, portanto, é fundamental a sua suplementação.  

Veja como ele pode ajudá-lo:

1. Colabora no emagrecimento por reduzir o apetite.

Age aumentando a saciedade, e consequentemente impede que você sinta fome.

De acordo com publicação na revista Eating and Weight Disorders, aonde os pesquisadores avaliaram 2 grupos de pessoas, um com 10 pessoas obesas e o outro composto de 12 pessoas com peso normal.     

Com o uso de somente uma porção de colágeno por dia, conseguia-se equilibrar a grelina, o “hormônio da fome”, evitando que se ganhe peso rapidamente.

Já em outro estudo realizado por pesquisadores da Pusan National University Hospital, Busan, Korea investigou-se o colágeno poderia reduzir a gordura corporal em adultos com sobrepeso.

O grupo de estudo era de 90 voluntários acompanhados por 12 semanas, aonde inicialmente avaliou-se o índice de massa corporal dos participantes, sendo que cada participante tomava diariamente 2.0 gr de colágeno ou um placebo.

No final avaliou-se novamente a gordura corporal através de um exame DEXA de corpo inteiro, e observou-se que os participantes que tomaram colágeno, perderam duas vezes mais gordura corporal do que o grupo de controle.    

  • Melhora a celulite.

Quando se é jovem, a gordura do seu corpo é mantida por uma rede de colágeno, mas com o passar dos anos essa trama de colágeno se decompõe, pois não se consegue manter sua produção como antes.

Com isso, a gordura se espalha e sua pele se enruga, e então aumentar a ingesta de colágeno ajuda a recuperar essa rede e a esticar a pele.

  • Aumenta rendimento nos treinos

O colágeno, por conter grandes quantidades do aminoácido arginina, se transforma em óxido nítrico, estimulando a dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, facilita o aporte de nutrientes e oxigênio aos músculos durante a atividade física, aumentando não só o ganho de massa muscular, mas também a força física, além de melhorar a recuperação no pós treino.

4. Melhora a massa muscular.

Não só nos jovens e adultos, mas também nos idosos com sarcopenia, promove aumento da massa muscular, pois não se esqueça que aproximadamente 10% do tecido muscular é composto de colágeno.

De acordo com um estudo aonde 27 voluntários frágeis foram acompanhados   durante 12 semanas num programa de exercícios diários aonde parte usava  15 gr. de colágeno e restante não tomava colágeno.

No final, observou-se que os ingeriram colágeno ganharam significativamente mais massa muscular e força.      

5. Protege e reduz a dor articular

O uso regular de colágeno pode reduzir a dor e inflamação nas articulações, além de aumentar a lubrificação, protegendo a cartilagem.  

Avaliação em 73 atletas, durante 24 semanas aonde se consumia 10 gramas de colágeno por dia, observou-se redução de dores articulares, quando comparado com um grupo em repouso.

6. Inibe osteoporose.

Cerca de um terço de seus ossos são constituídos por colágeno, e a sua suplementação pode inibir a degradação óssea.

Em um estudo publicado no Journal of Medicinal Food, com 39 mulheres, acompanhada durante 1 ano, aonde parte recebeu uma suplementação diária de cálcio e colágeno e o restante apenas cálcio.

No final, o grupo que ingeriu colágeno apresentou níveis mais baixos de proteína no sangue que promovem a destruição óssea.    

7. Melhora qualidade de sono

A presença de uma quantidade significativa de aminoácidos, e no caso em especial a glicina, tem efeito relaxante e indutor do sono.

Referências bibliográficas:

– Eat Weight Disord. 2008 Mar;13(1):48-53

– Mar Drugs. 2019 Mar; 17(3): 157

– J Med Food. 2015 Mar;18(3):324-31

– Br J Nutr. 2015 Oct 28; 114(8): 1237–1245

www.drrondo.com/colageno-10-indicacoes-para-melhorar-a-saude/

www.drrondo.com/fatores-que-melhoram-pioram-colageno/

www.drrondo.com/10-alimentos-para-manter-e-maximizar-o-colageno/

www.drrondo.com/3-alimentos-capazes-de-destruir-o-seu-colageno/

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






















                           Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link