Bem-Estar

Barulho do Tráfego pode Aumentar seu Risco Cardíaco

Imagine a seguinte situação: você está no trânsito, em meio a um engarrafamento que parece não ter fim. O barulho dos motores dos carros se juntam às buzinas incessantes.

Como há um aeroporto próximo, os aviões também “colaboram” com essa sinfonia de sons da cidade, passando sobre a sua cabeça sem pedir licença. Parece um cenário estressante, não é mesmo?

Pode ser que você nem imagine, mas isso tudo interfere na saúde do seu coração. Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology encontrou uma ligação entre o barulho do tráfego e aumento da pressão arterial, doenças coronarianas, infarto e até parada cardíaca.

Segundo a pesquisa, o estresse causado diariamente por esses sons libera hormônios que, em excesso, podem prejudicar a saúde dos seus vasos sanguíneos. Um deles, por exemplo, é o cortisol, conforme já comentei em outro post.

Perigo até dentro de casa

Quem mora perto de áreas muito barulhentas também estar em risco. Toda essa confusão pode atrapalhar o sono e causar despertares. E como você deve saber, qualquer alteração na qualidade do sono afeta diretamente sua saúde.

Os pesquisadores indicam que ainda são necessários mais estudos sobre esses impactos do barulho, mas já sugerem que a melhor medida é a colocação de redutores de velocidade e barreiras para o som em áreas de alta concentração de veículos e vias de maior velocidade.

Enquanto você espera alguma medida das autoridades, já pode fazer algo para se proteger. Os cientistas afirmam que você pode usar um protetor de ouvidos ao dormir, evitando que seu sono seja atrapalhado. Outra ideia, evidentemente, seria se proteger também durante seu trajeto mais barulhento no trânsito.

Alguma vez já pensou nisso? Pois é… Estamos tão acostumados ao barulho, que às vezes nem notamos como isso pode nos influenciar. Fique de ouvidos atentos e tenha cuidado!

Referências bibliográficas:

  • Journal of the American College of Cardiology, Feb. 13, 2018.
  • Traffic noise linked to higher heart disease risk. Harvard Health Publishing. May 2018.
  • Traffic noise-induced harm to cardiovascular system.” ScienceDaily. 5 Feb. 2018.
  • https://www.drrondo.com/cortisol-hormonio-antiestresse/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link