Prevenção

[Alerta] Há 10 Milhões de Bactérias na sua Escova de Dentes

Você deve saber que manter uma boa saúde dos dentes é fundamental, certo? E não é só pela estética… Usar escova de dentes e fio dental com frequência previne doenças, tanto na sua boca quanto em todo o seu corpo.

Afinal de contas, dentes e gengivas podem ser uma porta de entrada para microorganismos nada amigáveis!

O problema é que a mesma escova que é uma grande aliada pode se tornar sua inimiga se você não souber cuidar dela adequadamente. Por exemplo… Sabia que uma escova de dentes pode conter até 10 milhões de bactérias?

Pois é! Isso é o que descobriu um estudo da Universidade de Manchester, na Inglaterra. E o pior, dentre essas bactérias estão algumas bem perigosas, como a E. Coli, a Staph e centenas de outras espécies.

Mas, de onde vem tantas bactérias?

Elas chegam à sua escova de dentes pelo ar ou pela água. Muitas pessoas a deixam na pia, onde é um alvo certo. Quando você lava as mãos, gotículas de água suja – ou seja, contaminada – podem cair na sua escova. E você nem faz ideia disso…

Outro fator é algo que pode te deixar chocado… Dar a descarga do vaso sanitário com a tampa aberta pode de fato “inundar” seu banheiro de germes e bactérias. E onde tudo isso vai parar? Isso mesmo, outra vez na sua escova! É de embrulhar o estômago…

O problema maior é que, assim como sua esponja de cozinha, a escova é um ambiente perfeito para a proliferação desses microorganismos: fica em um local geralmente úmido e recebe diariamente restos de alimento, provenientes dos seus dentes. Então, o que fazer?

Cuidados com sua escova de dentes

Algumas dicas para minimizar o problema:

  1. Troque sua escova regularmente.
  2. Não guarde-a úmida em locais fechados, como armários. Espere secar, de preferência naturalmente.
  3. Sempre dê descarga no vaso sanitário com a tampa fechada.
  4. Higienize sua escova: você pode usar uma solução contendo duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em 200 ml de água, por pelo menos um minuto. Outra opção é fervê-la por alguns minutos.

E lembre-se: é de suma importância que você use sempre sua escova de dentes, assim como o fio dental, para manter sua saúde. Deixar a higiene bucal de lado pode levar a várias doenças – até mesmo ao infarto. Fique atento!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link