Prevenção

13 Maneiras de Aumentar a Glutationa e ter Mais Saúde

Quando se fala em antioxidantes, se pensa automaticamente em vitamina C, vitamina E, resveratrol e assim por diante. Mas nunca vem à sua cabeça o mais importante de todos: a glutationa!

Se você estiver deficiente dessa molécula, certamente está predisposto a ficar velho e doente com muita facilidade.

Este antioxidante é tão importante que todas as células do seu corpo a contêm. Além de neutralizar os radicais livres, ela recicla outros antioxidantes. (É por isso que é considerado o antioxidante mais importante de todos).

Ela também se liga às toxinas, deixando seu corpo eliminá-las com segurança. Além disso, mantém seu sistema imunológico forte e até ajuda seu organismo a construir músculos em vez de criar gordura.

Você a produz por conta própria a partir dos aminoácidos cisteína, glicina e glutamina. Infelizmente, nem sempre é suficiente.

Muitas pessoas por causa de sua composição genética não conseguem ter níveis adequados deste antioxidante. E para piorar, conforme você envelhece, produz menos ainda.

Nossos genes vêm de nossos ancestrais, que viviam em um mundo limpo, não o mundo poluído em que vivemos agora. Como resultado, muitos dos nossos corpos simplesmente não estão geneticamente preparados para fazer a “manutenção” pesada que precisamos atualmente.

Quando seu organismo não consegue produzir o suficiente para combater os radicais livres e eliminar as toxinas, os resultados podem ser devastadores. Você envelhecerá mais rápido, seu DNA estará mais comprometido e com isso correrá mais riscos de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e doenças cardíacas.

Veja agora como você pode potencializar esses níveis:

Alimentação

1 – Beba café. Em um estudo, pesquisadores pediram a voluntários que bebessem cinco xícaras de café por dia durante uma semana. Após isso, esse grupo foi comparado com os controles. Observou-se queos bebedores de café aumentaram sua glutationa plasmática em 16%. Já uma meta análise de 26 estudos concluiu que “o consumo de café pode aumentar os níveis de glutationa e melhorar a proteção contra danos no DNA”.

2 – Dê preferência a alimentos orgânicos, reduzindo então sua exposição a toxinas que comprometem os seus níveis de glutationa.

3 – Consuma alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, couve e rúcula.  Enxofre desempenha um papel crítico em manter seus níveis de glutationa ideais.

4 – Consuma brodo (caldo de osso). É rico em glicina, um dos componentes  essenciais na produção do antioxidante.

Suplementação

5 – N-acetilcisteína (NAC). Este aminoácido é a matéria prima básica para seu corpo repor a glutationa.

6 – Folato, vitamina B6 e vitamina B12 (como metilcobalamina). Vitaminas essenciais no processo de metilação, crucial para manter seus níveis de glutationa altos.

7 – Ácido alfa-lipóico. Antioxidante que ajuda a reverter os declínios da glutationa relacionados à idade.

8 – Suplementos multivitamínicos / multi-minerais que contenham vitamina C, vitamina E e selênio, que ajudam a reciclar a glutationa.

9 – Glutationa sub-lingual. A suplementação oral de glutationa não tem efeito, pois a mesma é degradada no trato digestivo. Por isso, a única maneira viável é a forma sub-lingual.

Medidas gerais

10 – Reduza contato com produtos de higiene pessoal e de limpeza tóxicos, pois estes esgotam seu suprimento de glutationa. Prefira os produtos naturais.

11 – Horas adequadas de sono. A privação do sono pode reduzir drasticamente seus níveis do antioxidante.

12 – Programas antiestresse. O estresse esgota a glutationa.

13 – Atividade física. Enquanto o exercício aumenta temporariamente a produção de radicais livres, exercícios regulares aumentam os níveis de glutationa. Pesquisas mostram que tanto o exercício aeróbico quanto o treinamento resistido (musculação) podem ser benéficos.

Fique atento a essas medidas simples e você estará mantendo seus bons níveis dessa importante substância. Este é mais um segredo para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

13 Maneiras de Aumentar a Glutationa e ter Mais Saúde