Infantil

Atividade Física para Crianças e um Coração mais Saudável no Futuro

Quando se fala em saúde cardíaca e dos vasos sanguíneos, qual a primeira coisa em que você pensa? Provavelmente que é algo que ocorre quando chega a idade e que crianças ainda não devem se preocupar com isso…

De certa forma, é verdade, pois elas não devem ter isso mente. Mas seus pais sim, afinal, eles são os responsáveis pela saúde dos pequenos. E é por isso que, além de fornecer uma alimentação saudável, devem também garantir que estejam sempre ativos!

Quer uma prova disso? Recentemente, pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, acompanharam centenas de crianças em idade pré-escolar durante anos para avaliar sua saúde cardiovascular.

Ao todo, 400 crianças com idades entre 3 e 5 anos foram acompanhadas por 3 anos. Nesse período, os pesquisadores mediram e analisaram os principais marcadores da saúde do coração: condicionamento cardiovascular, rigidez arterial e pressão arterial. Eles também conseguiram medir a quantidade de exercícios físicos que os pequenos fizeram durante esse tempo.

Atividade física na infância

Os resultados foram surpreendentes. Concluiu-se que quanto mais intensas as atividades das crianças, mais saudáveis eram seus corações e vasos sanguíneos. E, veja bem, estou falando de pessoas de 3 a 5 anos de idade!

É claro que ninguém está falando que seu filho precisa ir para uma academia… Longe disso! Eles têm é de fazer o que toda criança deveria: brincar muito!

Segundo os pesquisadores, o estudo mostrou que essa fase da vida já é determinante para uma boa saúde cardiovascular. E brincadeiras que envolvem gasto intenso de energia são ótimas para isso!

É até algo óbvio, mas nos dias de hoje, onde as crianças e jovens passam a maior parte do tempo em frente ao smartphone, torna-se importante lembrar. Exercício físico é fundamental, e divertir-se com as brincadeiras deve sempre ser estimulado. Lembre-se disso!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *