[Atenção Homens] O Ar que Você Respira pode te Deixar Infértil

O mundo em que vivemos está cheio de ameaças invisíveis. E até o ar que respiramos pode ser uma delas…

Você, homem, que sonha em ter filhos, agora tem um novo motivo para se preocupar…

Segundo pesquisadores da University of Maryland School of Medicine, nos Estados Unidos, a poluição do ar pode reduzir a sua fertilidade.

E como a maior parte das pessoas vive em ambientes onde há esse tipo de poluição, é difícil fugir do problema – mas calma, é possível minimizá-lo, e já vou te falar como…

Antes, é preciso entender o motivo.

Os cientistas já sabiam que a poluição promove marcadores de inflamação no cérebro…

E agora, depois de fazer alguns testes com ratos de laboratórios, eles concluíram que essa inflamação tem uma ligação direta com o sistema reprodutivo, podendo reduzir a contagem de espermatozoides.

Eles descobriram que um tipo específico de neurônio, associado ao ciclo do sono e obesidade, foi responsável também pela contagem reduzida de espermatozoides devido à poluição do ar. 

Esses neurônios são normalmente encontrados no hipotálamo, uma parte do cérebro que controla a fome, a sede e o desejo sexual. 

O hipotálamo também atua com a glândula pituitária do cérebro, que produz hormônios que se comunicam diretamente com os órgãos reprodutivos.

O grande problema, como já adiantei, é que cerca de 92% da população mundial vive em áreas com ar poluído – que são locais onde o nível de partículas finas no ar menores que 2,5 micrômetros de diâmetro excede os padrões de segurança da OMS.

Então, o que fazer? É hora de descobrir.

Vitaminas, minerais e alimentos que melhoram sua fertilidade 

Além de tentar evitar ao máximo a poluição, uma nutrição saudável pode ajudar na sua fertilidade.

Veja alguns exemplos:

1 – Vitamina C: Segundo estudos, a suplementação de vitamina C pode aumentar a quantidade e mobilidade dos espermatozoides.

2 – Vitamina E + Selênio: Uma pesquisa avaliou que essa vitamina e esse mineral agem em conjunto para melhorar a qualidade espermática.

3 – Licopeno: Pesquisadores da Universidade de Portsmouth afirmam que o uso de licopeno pode aumentar a fertilidade do homem em até 12%. O licopeno é encontrado em boas concentrações no tomate, por exemplo.

4 – Zinco: Promove não só o aumento da contagem de espermatozoides, mas também dos níveis de testosterona.

5 – Vitamina D: O esperma humano possui um receptor de vitamina D, e ela é produzida localmente pelos espermatozoides. Por isso acredita-se que ela pode estar envolvida na melhora da fertilidade. Então, procure tomar sol se você quiser ser papai.

6 – Vitamina B12: Os estudos mostram que a vitamina B12 promove estimulação da mobilidade dos espermatozoides. Sua principal fonte são os produtos de origem animal. Se você não consome tanto esses alimentos, é importante pensar em suplementação.

7 – Ashwagandha: Esse fitoterápico também se mostrou útil em melhorar a mobilidade e concentração do esperma, segundo pesquisas. Mas não é só isso. Ele também ajuda a aumentar os níveis de testosterona e o perfil antioxidante do sêmen.

8 – Tribulus terrestris: Primeiro, ele aumenta sua contagem de espermatozoides, o que já é bem útil para a fertilidade. Além disso, também otimiza os níveis de testosterona e a libido – ou seja, tudo o que você precisa para ter um bebê.

9 – Panax ginseng: Além de ser usado milenarmente para melhorar a fertilidade, reduz a prolactina, um hormônio cujo excesso está relacionado à redução de fertilidade.

Então, embora você tenha motivos para se preocupar, tem motivos também para se proteger.

Só depende de você!

Supersaúde!

Referências bibçiográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *