Estética

[Atenção] Dormir de Maquiagem é Terrível para sua Pele

Quando o assunto é maquiagem, muitas mulheres já passaram por isso… Imagine a cena: você chega em casa no fim da noite, depois de uma festa ou balada, cansada, com sono… A única coisa que quer é ir para a cama.

Mas aí se lembra que ainda está maquiada. Vai ter todo aquele trabalho para tirar o produto do rosto. E mesmo que tenha habilidade para fazer isso de forma rápida, o cansaço fala mais alto.

E então, o que você faz? Acaba indo dormir assim mesmo. Afinal de contas, que problemas isso poderia trazer uma vez ou outra? Bom, minha amiga, acho que isso deveria ser reconsiderado…

Por que você não deve dormir de maquiagem

Bom, você já deve ter ouvido falar em radicais livres, não é mesmo? São moléculas altamente instáveis, resultado de reações químicas produzidas pelo organismo. Elas ajudam nos processos do seu corpo, mas, em excesso, podem prejudicar outras moléculas, abrindo espaço para doenças.

Essas moléculas podem estar também no ambiente, e acabam retidas pela maquiagem na sua pele. Passar muito tempo com isso no rosto é uma exposição desnecessária.

Segundo o Dr. Eric Schweiger, um dermatologista de Nova Iorque, “Os radicais livres causam a degradação do colágeno saudável, o que resulta em linhas finas na pele. Além disso, a maquiagem pode entupir os poros enquanto você dorme, resultando no desenvolvimento de acne.”

E quanto mais você tem esse hábito, mais seus poros podem entupir. E aí, sua acne aumenta consideravelmente.

Deixe sua pele descansar

Imagino que você já saiba que o sono é o momento do nosso corpo se reparar. O cérebro faz sua higiene, e outros processos do organismo ocorrem para que nos preparemos para um novo dia.

Com sua pele é a mesma coisa. Ela precisa estar limpa, livre do estresse oxidativo do dia a dia, para se recuperar do mesmo. Se ainda há produtos químicos nela, como isso pode acontecer? Pois é! Não acontece e é altamente prejudicial.

Cuidados com a maquiagem

Em geral, mesmo que você não durma de maquiagem, tem alguns alertas que preciso fazer. Imaginamos quase sempre que esses são produtos seguros… Mas lembre-se que, no fim, tratam-se de químicos. E, como tal, podem ser lesivos.

A sua pele acaba absorvendo todos eles, lentamente causando uma espécie de envenenamento. Para evitar problemas, fique atenta aos rótulos. Veja uma lista de componentes presentes em maquiagem para evitar:

  • Parabens: era considerado um fraco disruptor endócrino, mas hoje sabe-se que é 100 vezes mais tóxico em induzir tumores de mama do que se pensava originalmente.
  • Triclosan: composto antibacteriano, causa o aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos, além de comprometer o disruptor endócrino.
  • Politetrafluoretileno (PTFE): suspeito de ser carcinogênico, é encontrado em cremes antienvelhecimento.
  • Fitalatos: encontrado em perfumes e fragrâncias. Age como disruptor endócrino.

Outra forma de se proteger é mantendo uma boa ecologia intestinal.   As bactérias boas são uma ótima linha de defesa contra poluentes, o que deixa sua pele mais bonita naturalmente!

Referências bibliográficas:

  • Is It Really That Bad To Sleep In Makeup? Dermatologists Tell Us The Truth. Huffpost. Dez. 2012.
  • Mayo Clinic Proceedings, 1997;72:1141-1144
  • Medical Times, September l989;6l-74.
  • Sci. 2010; 117 (1): 45-53.
  • Environmental Toxicology and Pharmacology 24, 2007; 194–197
  • Environ Health Perspect. 2010 June; 118(6): A242.
  • JAMA 2011 Nov 23;306(20):2218-2
  • Journal of Agricultural Food Chemistry March 2009; 57(5): 1882-1889
  • https://www.drrondo.com/pele-seca-como-evitar/
  • https://www.drrondo.com/pele-ecologia-intestinal/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *