Alimentação

Aspargo: o Vegetal Milenar que Melhora sua Pressão e Muito Mais

O aspargo (Asparagus officinalis) é um vegetal muito apreciado na Europa, em especial nas cozinhas alemã, francesa e inglesa. Mas sua história, além de saborosa, é muito mais antiga…

Há registros de seu uso há mais de 2000 anos no Egito, com fins medicinais. Algum tempo depois, por volta do século XVI, o aspargo ficou conhecido como afrodisíaco. O que posso te dizer, com certeza, é que ele é incrível para sua saúde por ter um bom balanceamento entre nutrientes e quantidade de fibras.

O aspargo contém:

  • Altas concentrações de glutationa, um antioxidante sintetizado pelo corpo a partir dos aminoácidos L-cisteina, ácido glutâmico e glicina, que combate os radicais livres.
  • Pouca gordura, colesterol e sódio.
  • Vitaminas A, C, K, E e do complexo B.
  • Minerais como zinco, selênio, magnésio, ferro, cobre, manganês e potássio.
  • Altas concentrações de folato, importante para sua produção dos hormônios dopamina, serotonina e norepinefrina.
  • Inibidores naturais da enzima conversora em angiostensina (ACE).
  • Rutina, que protege os pequenos vasos sanguíneos de rupturas.
  • Inulina, uma fibra alimentar que auxiliar sua flora intestinal.
  • Prolina, aminoácido importante para a saúde do seu corpo.

Tudo isso tem vários benefícios para a sua saúde. Veja só alguns deles:

Bem-estar, câncer e inflamação

Por auxiliar na produção de hormônios como a dopamina, serotonina e norepinefrina, ligados às sensações de prazer e bem-estar, o aspargo ganhou o título de “vegetal do bem-estar”. Um elogio e tanto, não é mesmo?

Além disso, tem propriedades anticâncer e tem poder antioxidante, combatendo os agentes que causam inflamação e envelhecimento no seu corpo – também responsáveis pela maior parte das doenças crônicas modernas.

Saúde fetal

O folato dos aspargos também é importante para prevenir a má formação fetal, fazendo do vegetal uma boa pedida para a dieta das gestantes.

Melhora da circulação

Com relação ao seu sistema circulatório, ele age em diversos níveis. Em um nível menor, ao proteger os pequenos vasos de rupturas, auxilia a microcirculação. Por outro lado, ajuda a reduzir a pressão arterial da mesma forma que os medicamentos convencionais, mas sem efeitos colaterais.

Não é a toa que os antigos já o usavam em suas medicinas milenares. O aspargo é uma rica fonte de saúde para você. Alimente-se bem, previna doenças antes que elas aconteçam e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link