Infantil

Aprender Piano pode Ajudar nas Habilidades Linguísticas das Crianças

Quem já ouviu um piano bem tocado sabe como é relaxante e prazeroso. Seja em um concerto ou até mesmo como simples música ambiente, é algo que nos faz sentir muito, muito bem.

Mas aqueles que aprendem a tocar também são alvo de benefícios. Principalmente no caso das crianças… Você nem imagina como o desenvolvimento dessa habilidade influencia em outras capacidades dos pequenos!

Para entender isso, um estudo chinês recrutou crianças de 4 e 5 anos em um jardim da infância. Nenhuma delas tinha passado por qualquer aula de música antes e todas tinham um nível parecido de habilidade linguística no mandarim, sua língua materna. Elas foram separadas em 3 grupos:

  • O primeiro recebeu 45 minutos de aulas de piano 3 vezes por semana durante 6 meses.
  • O segundo recebeu também treinamento em leitura pelo mesmo período.
  • O terceiro, como grupo de controle, não recebeu nenhum treinamento.

Depois de apenas um mês já foram notadas diferenças de aprendizado. As crianças que tiveram aulas de piano foram melhores que as outras na compreensão de palavras com sons consonantais. Já as que receberam treinamento em piano e leitura foram melhores que o grupo de controle com relação às palavras com sons vogais.

A conclusão dos pesquisadores é que o treinamento ao piano para crianças ajuda no desenvolvimento de regiões do cérebro relacionadas ao processamento de certos sons, ligados tanto à música quanto à linguagem. Fantástico, não é mesmo?

Música faz bem para você!

Não é só no caso do piano, e nem exclusividade das crianças. Outros estudos já demonstraram os benefícios de aprender a tocar instrumentos musicais em qualquer idade.

Segundo um deles, quando você toca uma simples nota musical, há mudanças nas suas ondas cerebrais, melhorando sua audição e compreensão em um curto espaço de tempo.

Outra pesquisa relacionou o aprendizado de um instrumento à redução de atividade cerebral para o desempenho de tarefas. E esse é um fator protetor contra declínio cognitivo e demências, como o Alzheimer.

Portanto, que tal começar a aprender? Ouvir música é prazeroso e benéfico para a saúde, mas tocá-la é ainda melhor!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *