Bem-Estar

Apenas um Pouco de Má Postura ao Computador e o Resultado é Este

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que ter uma boa postura é importante. Principalmente para aqueles que trabalham em escritório, ao computador, esta é uma realidade… O problema é que nem sempre se consegue!

Eu sei que você faz tudo para manter uma postura adequada, mas já pensou nos problemas que até mesmo leves deslizes podem trazer? Alguns pesquisadores da San Francisco State University, nos Estados Unidos, tentaram descobrir.

Sabe quando você chega a cabeça um pouco pra frente, para tentar ler melhor algo no seu computador? É exatamente desta posição que estamos falando aqui.

Segundo o professor Erik Peper, ao colocar sua cabeça a somente 45 graus a frente, seu corpo – literalmente – sente o peso dessa decisão errada:

“Quando sua postura é alta e ereta, os músculos das costas podem facilmente suportar o peso de sua cabeça e pescoço – até 12 libras (cerca de 5,5 kg). Mas quando sua cabeça se projeta para frente em um ângulo de 45 graus, seu pescoço age como um fulcro, como uma alavanca longa levantando um objeto pesado.

Agora o peso muscular de sua cabeça e pescoço é o equivalente a cerca de 45 libras (cerca de 20,5 kg). Não é surpreendente as pessoas ficam com rigidez de pescoço e dor no ombro e nas costas. “

Para chegar a essa conclusão, os pesquisados contaram com voluntários que testaram suas respostas às diferentes posições. A grande maioria daqueles que ficaram na posição errada relataram dores de cabeça, no pescoço e até nos olhos.

Além disso, eles descobriram que essa projeção de cabeça aumentava a tensão nos músculos do trapézio, ocasionando dores nas costas. Então, se você sente alguns desses sintomas, que tal dar uma olhada na sua postura enquanto trabalha ou estuda?

Qual a melhor postura?

Segundo os pesquisadores, uma boa dica é manter seu computador sempre à altura dos olhos, para evitar deslocamentos desnecessários. Cheque também se não está usando fontes pequenas na tela ou se tem necessidade de óculos, motivos que acabam fazendo com que aproximemos o rosto do computador.

Outras medidas importantes para uma boa postura em diferentes ocasiões, que já comentei por aqui, são:

Quando estiver de pé:

  • Manter sempre o queixo e os ombros paralelos ao chão;
  • Manter os braços ao seu lado e os cotovelos retos;
  • Joelhos apontados para frente;
  • Peso do corpo apoiadonos dois pés.

Quando estiver sentado:

  • Manter a coluna neutra e reta, sem arquear o corpo demais para frente ou para trás;
  • Manter o queixo paralelo ao chão;
  • Ombros, quadris e joelhos em alturas iguais;
  • Joelhos e pés apontados para frente.

Então, observe a si mesmo e veja se não está sentado (ou de pé) de forma errada. Pode ser o motivo daquelas dores que fazem você sofrer. Lembre-s que uma boa postura também leva a uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • How Good Posture Benefits Your Health. Live Science. April, 4. 2016.
  • Why good posture matters. Harvard Health Publishing. [s.d.]
  • Biofeedback. Volume 46, Issue 3, pp. 65–71
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *