Alimentação

Alimentos Orgânicos: Moda ou Solução?

Se o assunto são alimentos orgânicos, sempre se espera mais benefícios em relação aos alimentos convencionais.

E uma pergunta frequente é se realmente são mais saudáveis.

Veja as vantagens dos alimentos orgânicos em relação aos convencionais que os estudos confirmam:

  • Contêm menos pesticidas detectáveis
  • Níveis mais altos de certos nutrientes e antioxidantes
  • É melhor para o ambiente e a saúde humana
  • Proporciona benefícios sociais únicos
  • É mais rentável para o agricultor

O que está acontecendo é que alguns agricultores estão tendo contaminações dos seus produtos trazidas pelo vento, quando seus vizinhos convencionais, próximos ou até uma certa distância, realizam pulverizações com produtos químicos.

Como permanecem no ar por semanas, estes podem percorrer longas distâncias, contaminando campos orgânicos onde tais pesticidas não são legais para uso.

O fenômeno da contaminação próxima tem sido amplamente subestimado, sendo evidente a necessidade de uma reavaliação urgente do modo como certos agentes são permitidos.

Muitas amostras de produtos orgânicos testam positivo e não podem cumprir as regras rígidas orgânicas.

Há países, como no caso da União Europeia, que estão cada vez mais impondo limites ainda mais rígidos aos resíduos de pesticidas em produtos orgânicos. Com isso, muitos agricultores serão impedidos de qualificarem a sua produção para a certificação orgânica, apesar de todos entenderem que isso é o melhor a se fazer para a saúde.

A solução então é a proibição de certos pesticidas para proteger o setor orgânico como um todo.

Os alimentos orgânicos valem a despesa extra?

Se “mais saudável” significa a ausência de contaminação por pesticidas e maior teor de nutrientes, então a resposta é sim.

Veja o que os estudos comparativos entre alimentos cultivados organicamente e convencionalmente mostram:

– Os orgânicos apresentam 23 a 37% menos probabilidade de conter resíduos de pesticidas detectáveis, sendo uma meta-análise de 240 estudos da Stanford University.

– Outra meta-análise de 343 estudos, realizada pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, concluiu que:

  • Os resíduos de pesticidas são em média quatro vezes maior em alimentos convencionais.
  • Os produtos convencionais contêm em média 48% mais cádmio, um metal tóxico e sabidamente carcinogênico.
  • Níveis de nutrientes eram comparáveis, mas o potencial antioxidante dos orgânicos era bem maior, variando entre 18 a 69%

Antioxidantes são uma parte muito importante da saúde ideal, pois influenciam a rapidez com que você age combatendo os radicais livres. E segundo os autores desta meta-análise:

    “Muitos desses compostos foram anteriormente associados a um risco reduzido de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares e neurodegenerativas e certos tipos de câncer, em intervenção dietética e estudos epidemiológicos… Diferenças significativas também foram detectadas para outros compostos (por exemplo, minerais e vitaminas).”

Por isso, os alimentos orgânicos são mais saudáveis ​​em termos de nutrição, além de serem mais baixos em pesticidas. Aposte nisso! É um valor que vale a pena para a saúde da sua família!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link