Prevenção

[Alerta] Risco Cardiovascular Começa Já nos Adolescentes

Se você é um daqueles pais que se preocupa com o sedentarismo dos filhos, tanto crianças como adolescentes, saiba que está certo. Hoje, com muitas diversões eletrônicas, a prática de atividades físicas acaba ficando em segundo plano.

Muita gente ainda achava que o sedentarismo na juventude só mostraria consequências mais tarde. Porém, o risco cardiovascular de quem foge dos exercícios pode ser visto já entre adolescentes! Não é uma notícia muito animadora, mas é um alerta que deve ser feito a todos.

Adolescentes que fazem exercícios têm artérias melhores

Uma pesquisa de uma universidade finlandesa observou os picos de oxigenação e o limiar anaeróbico de adolescentes de 16 a 19 anos. Com isso, avaliaram sua rigidez arterial. Como se sabe, quanto mais rígidas as artérias, maiores as chances de problemas cardiovasculares.

O estudo concluiu que aqueles com melhor condicionamento aeróbico tinham artérias menos rígidas que outros adolescentes. A novidade é que, pela primeira vez, o limiar anaeróbico também foi ligado à melhor saúde das artérias.

Para tirar a dúvida: o limiar anaeróbico é a intensidade do exercício que pode ser mantida por maiores períodos de tempo sem acúmulo excessivo de ácido lático nos músculos.

Bom, segundo um dos autores do estudo, embora influências genéticas possam aumentar o risco de ter artérias mais rígidas, a prática de exercícios desde cedo já é uma forma de se proteger:

“Como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é um processo longo, a atividade física suficientemente intensa a partir da infância pode ser a primeira linha na prevenção do envelhecimento arterial precoce”, comenta o Dr Eero Haapala, PhD, da Universidade de Jyväskylä.

A pesquisa mostra duas coisas: a primeira, que a ciência tem evoluído para mostrar cada vez mais cedo os problemas de saúde que podemos enfrentar no futuro.

A segunda, que praticar exercícios é algo que deve fazer parte de nossas rotinas desde sempre. Nosso corpo é uma máquina que evoluiu se movimentando, e o sedentarismo é um problema sério para nossa saúde. Lembre-se disso para você e para seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes!

Referências bibliográficas:

  • Haapala EA, Laukkanen JA, Takken T, Kujala UM, Finni T. Peak oxygen uptake, ventilatory threshold, and arterial stiffness in adolescents. European Journal of Applied Physiology 2018.
  • Low fitness may indicate poor arterial health in adolescents. Eurekalert.org. Sep. 11. 2018.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *