[Alerta] Crianças Estão Fazendo Cada Vez Menos Atividade Física!

Como sempre comento por aqui, o que todas as pesquisas mostram é que as crianças precisam também de gastar sua energia com atividades físicas. É algo fundamental para seu desenvolvimento físico e mental, mas o que vemos cada vez mais são crianças e adolescentes sedentários!

Uma revisão recente de mais de 50 estudos publicados, envolvendo cerca de 22 mil crianças pelo mundo, traz dados chocantes. Concluiu-se que:

  • A partir de 4 a 5 anos de idade, a atividade física caiu em meninos e meninas de todas as partes do mundo;
  • A atividade física caiu em média de 4 a 5 minutos por ano.

Outros dados mostram que a queda de atividades físicas em crianças e adolescentes pode ser considerada um problema global. A Organização Mundial da Saúde estima que 80% das meninas e meninos com idades entre 11 e 17 anos não cumprem a recomendação diária de 1 hora de exercícios.

Assim, os pesquisadores acreditam que não há um grupo de risco específico. Todas as crianças, de todas as idades e ambos os sexos precisam de estímulo para se movimentarem mais.

E você, tem cuidado das suas crianças?

Diante desse alerta, cabe aos pais e educadores pensarem nas melhores formas de estímulo, de acordo com cada idade e preferências. E quando falamos de atividade física, não são só as práticas esportivas que contam.

Uma pesquisa finlandesa, por exemplo, descobriu que crianças que vivam em regiões metropolitanas participavam mais de esportes organizados, enquanto as da zona rural e cidade menores se mantinham nas boas e velhas brincadeiras de rua. Nessas últimas, o desenvolvimento motor chegava até a ser melhor do que as que praticavam esporte. Tudo graças à espontaneidade dos exercícios.

Já um estudo canadense focou nos benefícios da atividade física para a saúde cardiovascular dos pequenos. Os pesquisadores concluíram que quanto mais intensas as atividades e brincadeiras, melhor a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. E olha que estamos falando de crianças entre 3 e 5 anos!

Portanto, as brincadeiras e esportes não são apenas para gastar energia… São parte fundamental de um desenvolvimento saudável. Os reflexos, é claro, são para a vida toda!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link