Saúde

[Alerta] Antidepressivos podem Engordar Você

Se você acompanha os artigos aqui do site, sabe o que sempre comento sobre os remédios químicos: eles são indispensáveis em muitos casos, mas têm seus efeitos colaterais. Com os antidepressivos, por exemplo, isso também acontece.

Já faz algum tempo que os pesquisadores têm demonstrado que esses remédios podem causar ganho de peso. Veja só os dados seguintes…

Cientistas do Reino Unido analisaram os dados de mais de 300 mil pessoas durante os anos de 2004 a 2014. Desses, 18% tomavam antidepressivos. As conclusões foram que esses indivíduos tinham um risco 21% maior de ter ganho de peso.

E não é qualquer ganho… Estamos falando de pelo menos 5% de aumento, ou seja: se você tem 80 quilos, poderia ganhar no mínimo 4 quilos. E sabemos que para quem luta contra a balança, isso já é mais que suficiente.

Então, o que fazer?

Segundo os pesquisadores, não é motivo de se alarmar. Se você realmente precisa usar antidepressivos, o ideal é já conversar com seu médico e se planejar para essa possibilidade de aumento de peso.

Alimente-se melhor e pratique exercícios, que podem compensar essa situação. E o melhor: mudar seus hábitos melhorará seu tratamento.

Bom, agora, há também outro detalhe importante. Por décadas se acreditou que a depressão era causada por um desequilíbrio químico no cérebro que levava a baixos níveis de serotonina. Mas isso tem mudado com novas descobertas.

Pesquisas têm revelado que, nas pessoas que usam drogas para depressão, 75% da melhora do humor vinha do efeito placebo das drogas! O verdadeiro motivo poderia, então, ser a inflamação silenciosa, causada pelo consumo de alimentos maléficos para o seu corpo.

Portanto, antes de pensar em antidepressivos, é aconselhável a fazer um teste e suprimir grãos da sua dieta, passando a se alimentar como nossos ancestrais que nunca ingeriam grãos.

Consuma a maioria de suas calorias de gordura e proteína:

  • carne bovina e produtos lácteos de animais criados a pasto
  • peixes de águas frias profundas
  • aves e ovos de animais criados a pasto.

Enfatize gorduras saudáveis como: azeite, manteiga, banha e óleo de coco. Fique atento à sua saúde e converse sempre com seu médico!

Referências bibliográficas:

  • BMJ. May 23, 2018.
  • Harvard Hhealth Publishing. Out. 2018
  • ACS chemical neuroscience. 2014
  • Anatomy of an Epidemic: Magic Bullets, Psychiatric Drugs and the Astonishing Rise of Mental Illness in America. Crown Publishing.2010
  • PLOS Medicine.November 8, 2005.
  • Biol Psychiatry. 2009 May 1.
  • Aliment Pharmacol Ther. 2014.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *