[Alerta] Adolescentes são os mais Expostos ao Cigarro Eletrônico

Faz algumas semanas eu falei um pouco por aqui sobre o cigarro eletrônico. Inicialmente visto como uma boa saída para aqueles que querem parar de fumar, ele virou uma febre. Mas, agora, o que pode estar acontecendo é um efeito contrário, principalmente no caso dos adolescentes!

O problema é que esses e-cigs, como também são conhecidos, costumam ser saborizados. Eles podem conter aromas de frutas e doces, como menta, baunilha etc. E isso acaba atraindo com menos devia experimentá-los, que são os adolescentes.

Recentemente, a US Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, declarou que o uso do cigarro eletrônico se transformou praticamente em uma epidemia entre jovens no país. A grande questão é que adolescentes e jovens adultos que NUNCA FUMARAM NADA estão fumando esses cigarros, atraídos pelos sabores!

Resumindo: o que era uma alternativa para quem fumava e queria largar o hábito, pode estar se transformando em uma porta de entrada para o vício de cigarros, sejam eles eletrônicos ou não!

Quem faz o alerta é o Dr. Samir Soneji, do Dartmouth-Hitchcock Medical Center, nos EUA, que pesquisou sobre o assunto:

“A disponibilidade de sabores atraentes de cigarros eletrônicos era uma razão mais saliente para o uso entre adolescentes e adultos jovens do que entre adultos mais velhos.

Descobrimos que os usuários adolescentes e adultos jovens não só eram mais propensos do que os adultos mais velhos a usar e-cigarros com sabor de doces e frutas, mas eram mais propensos a usar simultaneamente vários tipos de sabor.

Também descobrimos que os atuais fumantes de cigarros que tentaram parar de fumar no ano passado tinham maior probabilidade de usar cigarros eletrônicos com sabor de tabaco do que os não-fumantes.”

O que os pesquisadores pedem é que haja maior regulação desse tipo de cigarro. E eles estão certos!

Os problemas do cigarro eletrônico

Agora você deve estar se perguntando: se os cigarros não são “verdadeiros”, qual o problema?  Eu te digo: são muitos!

O primeiro deles, como já comentei, é que eles estão virando uma porta de entrada. O uso de cigarros vinha diminuindo entre jovens e adolescentes. Porém, com o cigarro eletrônico, esse índice está voltando a subir e pode levar muitos ao cigarro comum.

E ainda que fiquem só nos e-cigs, eles não são seguros. Os líquidos usados para o vapor dos cigarros eletrônicos, geralmente aromatizados, contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais. Alguns, inclusive, têm certa dose de nicotina.

Segundo estudo da Boston University School of Medicine, esses produtos podem levar a casos precoces de doença cardiovascular, e até mesmo a ataques cardíacos, derrames e morte. Há também relatos de problemas respiratórios, tosse, dor de garganta, dor no peito e reações alérgicas como coceira e inchaço dos lábios.   

Conforme já comentei antes, reafirmo: embora seja menos pior que o cigarro comum, o cigarro eletrônico não é uma boa opção para sua saúde. E agora está colocando em risco adolescentes, que o experimentam pela primeira vez.

Portanto, fique de olho e cuide de quem você ama. Estar atento pode fazer a diferença na vida dos nossos jovens!

Referências bibliográficas:

  • Soneji, S. S., Knutzen, K. E., & Villanti, A. C. (2019). Use of Flavored E-Cigarettes Among Adolescents, Young Adults, and Older Adults: Findings From the Population Assessment for Tobacco and Health Study. Public Health Reports.
  • Journal of Environmental Science, Processes and Impacts. September 2, 2014
  • Medicine Net. September 3, 2014
  • PLoS ONE. March 20, 2013, 8(3): e57987
  • USFDA. May 4, 2009
  • Huffington,Post. April 17, 2014
  • World Health Organization.  August 26, 2014
  • New York Times. March 23, 2014
  • Science Daily. June 14, 2018
  • The Outline. June 14, 2018
  • https://www.drrondo.com/cigarro-eletronico-e-o-novo-fumar/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link