Alimentação

Alcaparras: Mais Sabor e Saúde para seus Pratos

As alcaparras são os frutos do arbusto Capparis spinosa. São usadas desde a Grécia Antiga, onde se acreditava que tinha propriedade de combater gases intestinais.

Ela é mencionada até mesmo no Antigo Testamento da Bíblia. Na época, as pessoas da região de Israel acreditavam que tinha propriedades afrodisíacas.

Muitas outras civilizações usaram as alcaparras de forma medicinal. Os egípcios, por exemplo, usavam-nas para o tratamento de problemas renais, enquanto os romanos a viam como uma boa alternativa para o tratamento de paralisias…

Bom, deixando um pouco de lado a antiguidade, o que as pesquisas modernas têm a dizer sobre as alcaparras? Antes de mais nada, precisa ficar claro que muitas vezes elas são vendidas em formas de conserva ou em soluções salgadas.

Portanto, evidentemente, o melhor seria consumi-las em formas mais naturais e menos processadas, algo que nem sempre é possível. Entendido isso, vejamos alguns dados importantes sobre as alcaparras.

Alcaparras: proteção contra hipertensão, inflamação e diabetes

Dentre as principais vitaminas presentes na alcaparra estão as vitaminas A, C,  K e folato. Contém também minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, além de ser fonte de fibras.

Segundo uma pesquisa feita em ratos, o extrato da planta da alcaparra reduziu quadros de hipertensão através da excreção de alguns minerais.

Outro estudo descobriu que as alcaparras tinham propriedades capazes de suprimir a interleucina 17 e promovera interleucina 4, fatores importantes para a prevenção de inflamação no corpo.

Por fim, um estudo mais recente encontrou evidências de que o extrato da planta das alcaparras poderia também ajudar a regular a sensibilidade à insulina. Portanto, esta seria uma boa opção para auxiliar no combate da diabetes.

Se você for consumir alcaparras, como já comentei anteriormente, fique apenas atento à forma como estão armazenadas. Como não são nativas da região tropical, podem estar imersas em conservantes ou enlatadas. Em ambos os casos, não se trata de uma opção tão boa para sua saúde.

Caso consiga alcaparras mais frescas ou adequadamente conservadas, certamente elas serão boas adições para seus pratos, assim como as azeitonas. Tanto é que ambas são muito comuns na cozinha do Mediterrâneo. Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *