Açúcar Durante a Gravidez? É Isto o que Acontece!

As futuras mamães já sabem: são necessários alguns cuidados com os hábitos e com a alimentação durante a gravidez. Alguns são mais óbvios e conhecidos, como o tabagismo e a bebida alcoólica. Mas sempre é bom relembrá-los, afinal de contas, as pesquisas mais recentes têm mostrado que são piores do que se imaginava.

Conforme já comentei aqui no site, apenas um drink durante o período pode acarretar prejuízos para o bebê, inclusive aumentando seu risco de se tornar diabético mais tarde (clique aqui para conferir o artigo completo). Além disso, o estresse da mãe pode influenciar na saúde da criança, prejudicando o desenvolvimento do sistema nervoso.

E recentemente se descobriu que até mesmo a poluição do ar pode chegar ao feto, mesmo dentro do útero! Portanto, tudo o que você puder fazer para ter uma gestação saudável soma pontos para o resto da vida do seu filho. E a dica de hoje é mais um item para se levar em consideração.

Gravidez e açúcar: sinal de alerta!

Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, alimentaram ratas prenhes com uma dieta rica em açúcar, correspondente à dieta ocidental. O que se observou é que os animais aumentaram a produção de dois hormônios: a progesterona, importante para a gravidez e lactação; e a dopamina, neurotransmissor essencial na motivação, recompensa e humor.

Embora sejam hormônios comuns e importantes para o organismo, sua desregulação é algo bem problemático. Em conjunto, eles estão relacionados ao comportamento da mãe e seus cuidados maternos. As alterações poderiam, portanto, interferir na sua saúde mental e consequentemente nesses cuidados.

Para os filhotes, as notícias também não foram muito boas. Da mesma forma, suas preferências alimentares e comportamentos podem sofrer alterações. Embora seja um estudo feito com ratos, os pesquisadores acreditam que isso pode-se aplicar também aos humanos.

De qualquer forma, sempre é bom lembrar que conhecemos motivos de sobra para evitar o açúcar. As pobres ratinhas do estudo em questão também apresentavam glicose desregulada, com risco para diabetes e acúmulo de gordura no fígado. Dois itens que, como sabemos, também afetam os humanos que abusam dos alimentos açucarados.

Portanto, fique longe de tudo isso! Dê um basta no açúcar para ter uma Supersaúde. E em caso de gravidez, lembre-se que você estará prejudicando também a criança caso tome decisões erradas. Pense nisso!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link
close-link