Saúde

A Leitura faz seu Cérebro Trabalhar em Equipe!

A leitura não é simplesmente benéfica para adquirir novos conhecimentos, nem apenas para se emocionar diante dos seus personagens favoritos. Claro que tudo isso é ótimo, mas você sabia que tem muito mais benefícios em jogo?

Sim, e nessa história, é o seu cérebro que sai ganhando, e muito! Uma pesquisa recente fala sobre como diferentes partes do órgão trabalham em conjunto enquanto você lê.

Ao ler as letras e palavras desse texto, você as “ouve” em sua mente, certo? Segundo pesquisadores americanos, isso ocorre porque as áreas do cérebro responsáveis por identificarem imagens – no caso, as letras – trabalham em conjunto com a área responsável pela audição.

Segundo Chris McNorgan, professor assistente de psicologia na Universidade de Buffalo, “À medida que as crianças aprendem a ler, o cérebro se recompõe de modo a deixar uma área trabalhando em questões visuais e outra trabalhando em questões auditivas para as duas áreas trabalhando juntas como uma unidade coesa”.

Na pesquisa em questão, os cientistas conseguiram mapear essa conversa cruzada entre diferentes áreas do cérebro ligadas à leitura. Os participantes do estudo que mostravam melhor desenvolvimento da capacidade de leitura foram os que também demonstraram mais mudanças de áreas do cérebro previamente isoladas para áreas que interagiam entre si.

Outros benefícios da leitura

Só essa ativação da sua mente já é incrível… Além disso, diversas pesquisas já confirmaram muitos outros benefícios da leitura. Dentre eles estão:

  • Aumento da atividade da função cerebral, melhorando a memória e reduzindo o declínio cognitivo causado pela chegada da idade;
  • Diminuição dos seus níveis de estresse em até 68%;
  • Aumenta sua inteligência – um estudo comprovou que crianças expostas a maior quantidade de palavras tinham melhores resultados não só em testes de leitura, mas em outras disciplinas.
  • Aumenta sua empatia, ou seja, sua compreensão das emoções das outras pessoas,;
  • Pelo estímulo ao cérebro, protege de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

E então, pronto para começar mais um capítulo do seu livro preferido? Cultive o hábito da leitura, pois ele também é um dos caminhos para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Child development. Volume86, Issue1. January/February 2015. Pages 23-36
  • Science  18 Oct 2013: Vol. 342, Issue 6156, pp. 377-380.
  • Neurology. July 23, 2013; 81 (4)
  • PNAS March 13, 2001. 98 (6) 3440-3445.
  • Lewis, D. (2009), Galaxy Stress Research, Mindlab International, Sussex University, UK.
  • Front. Psychol., 19 September 2018
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *