A Inflamação Também pode Estar te Atrapalhando a Dormir!

Você já me ouviu falar várias e várias vezes sobre a inflamação silenciosa. Ela é a verdadeira causadora da maioria das doenças modernas e está ligada ao que você come. Excesso de alimentos refinados, industrializados, feitos com óleos vegetais e até os grãos aumentam essa inflamação.

Se você se alimenta dessa forma, o que a ciência descobriu é algo que vai tirar o seu sono… Literalmente! A descoberta mostra que a inflamação parece estar ligada a dificuldades para dormir.

Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, fizeram testes em ratos geneticamente modificados. Por meio de uma nova tecnologia genética, eles conseguiam “ligar e desligar” a inflamação nos animais e comparar seus estados de saúde.

Inflamação e sono

Os cientistas descobriram que quando há inflamação, ocorre excesso de um fator genético chamado NF-kappa beta (NFKB). Ele é o responsável por várias outras reações em cadeia no organismo, inclusive as dores.

Acontece que o NFKB também influencia o relógio biológico. O estudo mostrou que os ratos com inflamação tinham dificuldades de compreensão do tempo e de um repouso adequado.

Segundo o Dr. Joseph Bass “O NFKB altera o processador central através do qual dizemos o tempo, e agora sabemos que também é essencial para ligar a inflamação aos padrões de atividade de repouso”.

Comer mal pode te atrapalhar a dormir

Essa pesquisa é inovadora justamente porque mostra que a forma como você se alimenta pode atrapalhar também o seu sono. Ou seja, a lista de problemas relacionados aos alimentos que aumentam a inflamação, como gorduras hidrogenadas, açúcares e carboidratos, acaba de ganhar mais um item!

Por outro lado, se você prioriza uma alimentação com bastante antioxidantes, reduz a inflamação silenciosa. Além dos vários benefícios para a saúde, comer bem pode melhorar o seu sono.

Para reduzir a inflamação silenciosa, coma gorduras animais boas e reduza ao máximo os carboidratos. Alguns alimentos especiais e suplementos podem ajudar também, até mesmo melhorando sua ecologia intestinal.

Então, se você tem problemas para dormir, que tal mudar a alimentação? Pode acreditar: vai valer a pena para sua saúde – e muito!

• Genes & Dev. 2018. 32: 1367-1379
  • BMJ October 2013;347:f6340
  • American Journal of Clinical Nutrition 2010 Mar;91(3):535-46
  • American Journal of Clinical Nutrition March 2010: 91(3); 502-509
  • Natural News.com, Jan 23, 2012
  • Authority Nutrition, March 9, 2014
  • American Journal of Clinical Nutrition 2010 Nov; 92(5):1223-33
  • Journal of Nutrition 2001: 131(2); 231-234
  • American Journal of Clinical Nutrition June 2009: 89(6); 1946
  • Neurogastroenterology. March 2011: 23(3); 255
  • Nutraingredients.com Sept 12, 2010
  • Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia.
  • Livro Óleo de coco: a gordura que pode salvar sua vida. Editora Gaia