A Hidratação é mais do que Apenas Beber Água!

A água é fundamental para que você remova toxinas e oxidantes produzidos naturalmente do seu corpo. Não ter uma hidratação adequada aumenta o seu risco de doença e morte.

E quando falamos de ter hidratação adequada, a referência que buscamos sempre para saber se estamos bebendo a quantidade suficiente de agua, é termos a urina bem clara, numa coloração amarelo palha.

Se por acaso a coloração é um amarelo forte, indica necessidade de se beber mais.

Mas isso é uma referência simplista. Na verdade, a hidratação adequada não é simplesmente infundir seu corpo com água.

Beber água suficiente ao longo do dia é bem diferente de obter água dentro de suas células.

O objetivo na realidade é muito mais complexo e representa não quanto de água está na sua corrente sanguínea, mas quanto está dentro de suas células.

Para isso, você precisa melhorar as cargas elétricas através de suas membranas celulares, permitindo estar bem hidratado em um nível celular, o que desacelera e até mesmo reverte o envelhecimento biológico

Segundo o pesquisador Dr. Zach Bush, médico e pesquisador com prática em Charlottesville, Virgínia, “cerca de dois terços do seu corpo é composto de água, e a maioria dessa água – cerca de 66 a 70% – está dentro das células e do sistema linfático. Com a idade, seu corpo tende a perder sua capacidade de obter água da vasculatura, o ambiente extracelular, para o interior de suas células. Se pudéssemos ficar perfeitamente hidratados no ambiente intracelular, nosso envelhecimento desaceleraria, se não revertido”.

Muitas vezes a água que você bebe simplesmente é urinada antes que tenha a chance de entrar em suas células, não havendo adequada hidratação intracelular.

Com isso, a remoção de toxinas e oxidantes produzidos naturalmente pelo seu corpo não se processa como deveria –  e por isso a sua saúde fica comprometida.

Para os tecnicamente inclinados, veja o que Bush diz:

    “A coisa óbvia em torno da hidratação são os processos inflamatórios. A inflamação crônica é o acúmulo de compostos oxidativos dentro de nossas células e, finalmente, na corrente sanguínea. Isso é em grande parte o resultado de uma falta de interação do hidrogênio que está dentro do sistema de água. Ela é um dos principais transportadores de hidrogênio, o que afeta todos os sistemas de sinalização em seu corpo, e talvez o mais notável, além da parte de limpeza, seja a produção real de combustível.

    Suas células funcionam com ATP, trifosfato de adenosina. O ATP é produzido pelas mitocôndrias, que se parecem com bactérias, mas vivem dentro de suas células. Eles são cerca de 100 vezes menores que as bactérias. Essas mitocôndrias retiram o açúcar e a gordura do sistema alimentar e transformam isso em ATP. Eles fazem isso através de uma série de enzimas. A cadeia respiratória é uma série de enzimas na parede da mitocôndria que é o que acabará por resultar na produção de ATP.

    Curiosamente, a bomba F1F0 [ATP sintase], uma pequena estrutura molecular no final desta via enzimática, é o que irá converter um difosfato de adenosina em uma molécula de ATP. Esse último passo requer quatro hidrogênios, dois oxigênios e dois elétrons…

    Quando você pensa sobre a estrutura da água, que será uma combinação de duas moléculas de hidrogênio para cada oxigênio [molécula], você basicamente tem duas moléculas de H2O, e seus elétrons combinados serão necessários para a última etapa da molécula, produção de combustível.

    A manifestação clínica do envelhecimento e da inflamação é, em última instância, uma das perdas da produção de combustível no nível mitocondrial. Conforme você fica desidratado, quando não consegue oxigênio e hidrogênio na forma de água dentro da célula, você perde a capacidade para que as mitocôndrias produzam toda essa energia… usada para reparo celular, reposição e todo o esforço antienvelhecimento.”

Como melhorar a hidratação

Precisa ficar claro que melhorar a hidratação não obrigatoriamente significa beber mais água, mas sim ter uma boa função das suas membranas celulares, responsáveis pela sua capacidade de se hidratar adequadamente.

Há vários estressores ambientais que podem danificar as membranas celulares, incluindo pesticidas e outros produtos químicos, campo eletromagnético, álcool e drogas, como anti-inflamatórios não esteroides.

Portanto, a estratégia para melhorar a função da membrana celular, inclui:

– Redução da exposição a campo eletromagnético

  As exposições a celulares, wi-fi e outras tecnologias sem fio produzem alteração da carga elétrica das suas membranas celulares, ficando em frequência errada, com isso comprometendo a boa hidratação.

– Aumento de eletrólitos

Ingerir água rica em eletrólitos age melhorando as cargas elétricas da membrana celular.

Portanto, misturar esses líquidos “repositores de eletrólitos”, ricos em cloreto de sódio (sal de mesa), com a sua água pode ser de grande utilidade. Lembre-se que você precisa encontrar a dosagem adequada para evitar diarreia ou fezes moles.

– Aumento do consumo de fibras

Consuma frutas e vegetais que lhe fornecem “água estruturada”, além de sílica, que melhoram a hidratação intracelular.

São dicas simples, mas que fazem a diferença para uma boa hidratação e uma saúde completa!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link