A fruta que traz sorte e desejo

Nesta época do ano, é comum as pessoas guardarem sementes de romã, como algo que possa trazer boa sorte para o próximo ano.

A romã é uma fruta muito antiga que está associada com a saúde, fertilidade e longevidade.

Tem alguns outros fatos interessantes sobre ela:

  1. Foram encontradas em uma tumba do Egito.
  2. Os soldados da Babilônia já consumiam romã antes das batalhas.
  3. Nas cerimônias de casamento na Pérsia, eram usadas como símbolo de futuro alegre.
  4. Essa fruta explodiu em popularidade especialmente por ser riquíssima em antioxidantes e não apresentar alta concentração de frutose. Sua melhor ação é na forma de suco.

Poderoso antioxidante

A romã contém mais antioxidantes do que o açaí, suco de uva ou suco de mirtilo, as três fontes de antioxidantes mais conhecidas.

Seu potencial maior é por conter a maioria dos antioxidantes. Ela tem quantidades importantes dos antioxidantes polifenóis, como taninos, antocianidinas, ácido elágico, punicalagins e punicalins.

Segundo estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry, que comparou a potência de 10 diferentes bebidas ricas em polifenóis, o suco de romã foi considerado o mais saudável, sendo cerca de 20% mais potente do que as outras bebidas.

Benefícios da romã:

#1: Ação anti-inflamatória

Tem alto potencial anti-inflamatório, em especial no trato digestivo. Inibe também a inflamação no cérebro, ligada à progressão de doenças degenerativas cerebrais, como Demência e Alzheimer.

Melhora inflamações articulares, aliviando manifestações de artrite e reduz a degeneração das cartilagens nas articulações, a causa principal de sofrimento nas osteoartrites.

#2: Protege a memória

Melhora a memória pela presença de diversos flavonoides. Reduz a progressão da Doença de Alzheimer.

#3: Blinda o seu coração

Reduz a progressão de aterosclerose. Um estudo comprovou que o consumo do suco promove redução de placas ateroscleróticas em mais de 30%, quando o grupo controle só reduziu 9%. Melhora a pressão sistólica (o valor mais alto nas medições) e recupera o fluxo sanguíneo.

#4:Combate a depressão

Contém os três tipos de estrógenos, o que promove efeito positivo nos estrogênios cerebrais e receptores de serotonina, elevando o humor.

#5: É anticâncer

Inibe a proliferação celular, além de gerar apoptose (morte celular) em diversas células cancerosas. Retarda a elevação do PSA em indivíduos com câncer de próstata, com efeito protetor da próstata.

#6: Mantém ossos fortes

Efetiva na prevenção da osteoporose. Regula os osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea) e reduz a expressão dos osteoclastos (células que promovem a degradação óssea).

#7: Devolve a sua potência

Por aumentar a produção de óxido nítrico, melhora os problemas de disfunção erétil, aumentando o fluxo sanguíneo no pênis.

Bom, agora você já tem muitos motivos para fazer da romã mais que uma tradição de fim de ano.

Coloque-a em sua alimentação durante todo o ano e sinta os benefícios!

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link