9 Benefícios Fantásticos da Natação

A natação está na lista das atividades físicas mais recomendadas pelos especialistas. Realmente, é uma prática com ótimas consequências de saúde, e para todas as idades! São detalhes que vão muito além de simplesmente manter uma boa forma. Quer ver? Aposto que você não conhecia os benefícios abaixo:

1 – Melhora da pressão arterial

Estudos demonstram que pessoas com hipertensão arterial que praticam natação têm melhores significativas na pressão em repouso. Além disso, esses pacientes melhoram a sensibilidade à insulina, maximizando a saúde por redução do risco de diabetes tipo 2.

2 – Melhora a memória e o cérebro

Quando você está imerso na água, o fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais aumenta em 14%. Seu cérebro fica mais oxigenado e há um aumento do nível de BDNF, proteína que promove a memória, garantindo mais qualidade e vida e uma mente afiada.

3 – Melhora de dores e humor

Pesquisas apontaram que pessoas que nadavam com frequência sentiam-se menos cansadas e tensas. Além disso, nadadores que sofriam com dores decorrentes de reumatismo ou fibromialgia sentiam maior alívio. Curiosamente, os resultados ocorriam em especial nos períodos mais frios do ano. Portanto, não espere o calor para começar!

4 – Benefícios para seus pulmões

Quando você está em uma piscina – principalmente se exercitando – seus pulmões precisam fazer uma forcinha extra por causa da pressão da água. Toda essa atividade é fantástica para seu sistema respiratório!

5 – Maior queima de gordura

A água oferece mais resistência que o ar, portanto os exercícios tendem a ser mais intensos e queimarem mais gordura do que se você estivesse em terra firme. E tudo isso com menos impacto para suas articulações.

6 – Natação e proteção contra doença cardíaca

É óbvio: se a natação melhora sua circulação e exige maior esforço físico, certamente protegerá seu coração. Mas estudos específicos confirmam efeitos fantásticos para a função cardiovascular e redução da inflamação, um dos principais problemas do mundo moderno.

7 – Natação e longevidade

Um estudo comparou praticantes de natação com pessoas sedentárias ou que faziam outras atividades. Os resultados mostraram uma redução do risco de morte por qualquer causa em 50% para os nadadores.

8 – Proteção para suas articulações

Como o impacto é muito menor na água, você pode se exercitar com mais intensidade e menos preocupações com lesões. Essa é uma notícia ótima para quem sofre com dores e problemas nas articulações.

9 – Natação para as crianças

Os pequenos também se beneficiam – e muito! – com essa prática. Estudos apontam melhoras na função cerebral, na autoestima e na autoconfiança. Clique aqui para conferir mais informações sobre a natação para crianças.

Portanto, se você está procurando por uma atividade completa e que beneficie a sua saúde, considere a natação como uma boa escolha. E s        e você tem piscina em casa, pode conferir por aqui algumas dicas para tratar sua piscina sem químicos perigosos. Assim sobra só a parte boa, sem riscos para a sua família. Bom mergulho e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Live Science. June 25, 2015
  • Sports Medicine. May 1, 2014
  • Heart & Stroke Foundation. October 30, 2012
  • Environ Health Perspect. Nov 2010; 118(11): 1531–1537
  • Environ Health Perspect. September 12, 2010
  • Am J Epidemiol. 2007 Jan 15;165(2):148-56.
  • European J Applied Physiol. September 2006
  • Med Sci Sports Exerc. 2015 Feb;47(2):299-306.
  • Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2014 May;306(9)
  • Journal Hypertension. June 1997. Vol. 15 Issue 6
  • Chin J Physiol. 2010 Jun 30;53(3):185-9.
  • International Journal of Aquatic Research and Education. Aug 2008
  • The American Of Cardiology. January 1, 2016 Vol 117, Issue 1, Pg 141–145
  • Kurume Med J. 1999;46(2):91-6.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link