8 Minutos podem Prevenir a Diabetes Gestacional?

Durante a gravidez, muitas mulheres desenvolvem um quadro de diabetes gestacional.

Embora ela possa ser controlada, é algo que oferece perigos, pois aumenta os riscos de que a mãe e o bebê desenvolvam diabetes tipo 2 mais tarde.

Além disso, há a possibilidade de dificuldades durante o parto, gerados pela exposição do feto a grandes quantidades de glicose.

O motivo da diabetes gestacional são as mudanças hormonais que, em alguns casos, dificultam a ação da insulina no sangue.

O normal seria o pâncreas da gestante compensar essas alterações – produzindo mais insulina – mas nem sempre é o que ocorre.

Portanto, tudo o que puder ser feito para evitar esse quadro é válido. Ainda mais se forem intervenções não medicamentosas, como a que vamos ver agora…

A dica simples para prevenir diabetes gestacional

Um estudo feito por cientistas da Universidade do Tenessee, nos Estados Unidos, analisou os dados de mais de 2.200 mulheres que responderam a questionários sobre atividades físicas durante a gravidez.

E eles descobriram algo interessante: uma dica simples que reduziu as ocorrências de diabetes gestacional.

Segundo o estudo, gestantes que se exercitavam 38 minutos em média por dia, fazendo atividades físicas de intensidade moderada, tinham um risco muito menor de enfrentar os problemas.

Em médio, a cada 100 mulheres, 10 desenvolvem a diabetes gestacional. Mas nas que praticam esses exercícios os casos são de 2,1 em 100.

5 vezes menor!

Ah, e os casos de açúcar anormal no sangue são de 4,8 por 100…

Você pode até estar achando que 38 minutos de exercícios diários é muita coisa, mas saiba que o indicado para gestantes são 30 minutos por dia.

Ou seja, um pouco mais de esforço, 8 minutinhos a mais, pode te salvar da diabetes gestacional!

Então, vale a pena considerar essa pesquisa.

E claro, ainda mais nessa fase, conte sempre com as recomendações de um educador físico em conjunto com indicações médicas para a prática de exercícios. 

Manter uma alimentação saudável também é fundamental, não se esqueça.

Dieta do mediterrâneo contra a diabetes gestacional

Outra dica interessante, no mesmo assunto, é a dieta do mediterrâneo.

Pesquisadores da Queen Mary University, em Londres, avaliaram mais de 1200 gestantes do Reino Unido, que foram separadas em 2 grupos.

Um foi usado como controle, enquanto o outro recebeu alimentação com itens da dieta do mediterrâneo. 

Concluiu-se que as grávidas que usaram a dieta do mediterrâneo tiveram 35% menor risco de diabetes gestacional, resultados que foram obtidos em conjunto com outro estudo, feito na Espanha. 

Além disso, essas gestantes tinham uma média de peso menor, o que demonstra um fator de proteção contra o ganho excessivo de peso nessa fase.

Só para relembrar, a dieta do mediterrâneo é aquela que conta com:

  • Azeite de oliva extravirgem
  • Castanhas
  • Vinho tinto
  • Vegetais folhosos e legumes com pouco teor de carboidratos
  • Peixes
  • Queijo
  • Iogurte 

É óbvio, no entanto, que no caso das grávidas dessa pesquisa não foi usado o vinho. 

Qualquer quantidade de bebida alcoólica nessa fase deve ser evitada. Mesmo o vinho tinto, que apresenta benefícios quando usado em moderação (em outros momentos).

Mas atenção: essas são apenas informações sobre pesquisas recentes.

Se você está esperando a visita da cegonha, não tome nenhuma decisão sem antes consultar o seu médico.

Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Samantha F. Ehrlich, Assiamira Ferrara, Monique M. Hedderson, Juanran Feng, Romain Neugebauer. Exercise During the First Trimester of Pregnancy and the Risks of Abnormal Screening and Gestational Diabetes Mellitus. Diabetes Care, 2020; dc201475 DOI: 10.2337/dc20-1475.
  • H. AL WATTAR, Bassel et al. Mediterranean-style diet in pregnant women with metabolic risk factors (ESTEEM): A pragmatic multicentre randomised trial. PLoS medicine, v. 16, n. 7, p. e1002857, 2019.
  • University of Tennessee at Knoxville. “Increased first-trimester exercise may reduce gestational diabetes risk.” ScienceDaily. ScienceDaily, 11 January 2021.
  • Dieta do Mediterrâneo pode Reduzir o Ganho de Peso Durante a Gravidez – www.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






















                           Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link