8 Benefícios Fantásticos do Chá de Canela

A canela é uma especiaria incrível e muito conhecida, mas você conhece o chá de canela? É difícil encontrar alguém que não goste do aroma e sabor dessa maravilha. Além disso, é ótimo para sua saúde!

Diversas pesquisas comprovam a utilidade da canela em vários aspectos, da redução de glicemia ao combate de resfriados. De fato, a sabedoria popular estava certa todo esse tempo.

O que trago de novidade hoje são algumas formas de usar a canela como chá. Além de saboroso, veja como ele pode lhe ajudar…

Como o chá de canela turbina sua saúde

O chá de canela é muito simples de fazer. Você pode usar a canela em pau, ou seja, antes de ser moída, colocando-a em água fervente. É só esperar a infusão por um tempo e pronto!

1 – Perda de peso

A canela já é conhecida por seu efeito termogênico, ou seja, ela acelera o metabolismo e consequentemente ajuda na queima de calorias. Estudos indicam que uma suplementação de canela ajuda até mesmo na redução de medidas, inclusive na sua cintura!

As pesquisas também encontraram resultados interessantes que mostraram uma influência direta do extrato de canela nas células de gordura. Assim, para quem está lutando contra a balança, associar o chá de canela pode ser uma boa ideia.

2 – Melhora da saúde cardiovascular

Os efeitos da canela para a saúde cardiovascular já são bem conhecidos. Ela atua ajudando a reduzir os triglicerídeos e o colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Por outro lado, promove um ganho no bom colesterol, o HDL.

3 – Proteção do cérebro

Estudos mostram o chá de canela atua preservando algumas funções do cérebro. Em uma pesquisa, foi descoberto que certos compostos da canela atuam na prevenção de anomalias em proteínas presentes no órgão, o que está ligado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Além disso, pesquisadores usaram a canela em ratos com Parkinson e encontraram resultados interessantes na proteção da função motora, que é diretamente afetada pela doença.

4 – Atividade anticâncer

Diversos estudos in vitro usaram extrato de canela no combate de células tumorais. Em especial, foi observada a morte de células de câncer de pele e redução do crescimento de células de câncer de fígado.

Embora os estudos tenham usado modelos animais, os cientistas puderam concluir que os compostos da canela, como alguns polifenóis, parecem ter atividade preventiva contra o câncer. Mais um ponto positivo para você considerar o uso do chá de canela!

5 – Redução de inflamação

Como sempre comento, a inflamação é um grande problema do mundo atual. O consumo de alimentos errados, como óleos vegetais poli-insaturados e excesso de carboidratos, somados ao estresse e falta de atividade física, nos leva a altos níveis de inflamação no organismo.

É isso que tem levado tantas pessoas a doenças como câncer, diabetes, doenças autoimunes e problemas cardiovasculares. Então, além de mudar seus hábitos – algo urgente a se fazer! – é possível contar com alguns ajudantes nesse sentido.

Uma pesquisa realizada na China demonstrou que os compostos da canela são capazes de atuar na redução de marcadores de inflamação. Portanto, aproveitar a especiaria, seja como chá ou na sua alimentação, torna-se mais importante do que nunca!

6 – Combate de gripes e resfriados

Se você está encarando um resfriado, pode combinar a infusão de canela com outros produtos naturais. Adicione sálvia, louro e limão ao seu chá de canela e terá um ótimo combatente!

Para ver a receita completa e outras soluções para gripes e resfriados, é só clicar aqui e conferir o artigo especial sobre o assunto.

7 – Melhora os níveis de açúcar no sangue

A canela é amplamente conhecida por ajudar na regularização dos níveis de açúcar no sangue. Ela aumenta a eficácia da insulina, responsável pelo transporte de açúcar na corrente sanguínea.

Uma pesquisa feita no Reino Unido concluiu que ela também é ótima para pessoas com diabetes tipo 2. Ao usar canela, elas tiveram uma redução de quase 30% dos níveis de açúcar no sangue em jejum. Vamos concordar… É muita coisa!

8 – Melhora da digestão e redução de cólicas

A melhora da digestão, aliviando desconforto gástrico e gases, é outro benefício conhecido da canela. Além disso, o chá de canela pode ajudar até mesmo no caso de cólicas menstruais.

Cuidados no uso do chá de canela

Uma dica interessante é, se possível, que você utilize a canela do Ceilão, também conhecida como “canela-verdadeira” em alguns locais. Ela não contém cumarina, substância à qual algumas pessoas podem ser sensíveis.

Por fim, sempre é preciso reforçar: nada de usar açúcar ou adoçantes artificiais químicos no seu chá de canela. Aproveite a bebida ao natural para obter todos os benefícios e uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Kwan, Hiu Yee et al. “Cinnamon induces browning in subcutaneous adipocytes.” Scientific reports vol. 7,1 2447. 26 May. 2017, doi:10.1038/s41598-017-02263-5.
  • Gupta Jain et al. L. Lipids in Health and Disease (2017) 16:113. DOI 10.1186/s12944-017-0504-8.
  • Khasnavis S, Pahan K. Cinnamon treatment upregulates neuroprotective proteins Parkin and DJ-1 and protects dopaminergic neurons in a mouse model of Parkinson’s disease. J Neuroimmune Pharmacol. 2014;9(4):569581. doi:10.1007/s11481-014-9552-2.
  • George RC, Lew J, Graves DJ. Interaction of cinnamaldehyde and epicatechin with tau: implications of beneficial effects in modulating Alzheimer’s disease pathogenesis. J Alzheimers Dis. 2013;36(1):2140. doi:10.3233/JAD-122113.
  • Liao JC, Deng JS, Chiu CS, et al. Anti-Inflammatory Activities of Cinnamomum cassia Constituents In Vitro and In Vivo. Evid Based Complement Alternat Med. 2012;2012:429320. doi:10.1155/2012/429320.
  • A Incrível Canela: Emagrecimento, Combate a Resfriados e Muito Mais
  • Combata Mosquitos e Piolhos com o Óleo essencial de Folhas de Canela
  • Óleo Essencial de Casca de Canela: o Inimigo de Bactérias e Fungos
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link