Alimentação

7 Usos Fantásticos do Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma flor originária da China, Índia e Malásia. Na Idade Média, sua raiz se tornou importante na Europa por suas propriedades curativas e preventivas… E assim é até hoje, em todo mundo, graças aos seus inúmeros benefícios.

Ele está cheio de vitamina C e minerais como potássio, cobre, magnésio e manganês. Veja abaixo algumas aplicações desse vegetal fantástico:

1 – Saúde intestinal

O gengibre melhora a eliminação de gases intestinais e relaxa as alças intestinais. É muito eficiente para tratar enjôos de movimento, matinais, alivar desconforto gástrico e prevenir náuseas e vômitos. Por esse motivo, é indicado para tratar esses efeitos inclusive em quem faz quimioterapia.

2 – Câncer e circulação

Os compostos gengirol e protease, presentes no gengibre, melhoram a circulação cardiovascular. A raiz também protege contra câncer de ovário, mama, colo retal e de pulmões.

3 – Enxaqueca

Segundo um estudo em que compararam a ação do gengibre com sumatriptano, uma das medicações mais vendidas para enxaqueca, ambos funcionam com a mesma rapidez e eficácia, sem os efeitos colaterais da medicação como azia, vertigem, tonturas, sonolência e até morte.

4 – Artrite

Por agir como um bom anti-inflamatório, o gengibre é capaz de auxiliar no combate das dores provocadas pela artrite. Pode ser consumido diariamente misturado a smoothies verdes, como chá, ou mesmo como suplemento alimentar.

5 – Afina o sangue naturalmente

A raiz contém salicilatos, compostos parecidos com o da aspirina, mas que são encontrados naturalmente em algumas plantas. Eles ajudam a afinar o sangue de forma natural.

6 – Gripes e resfriados

O gingerol fornece benefícios analgésicos e sedativos incríveis para quem está passando por gripes ou resfriados. Pesquisas indicam que mastigar um pedaço de gengibre fresco e descascado quando a tosse aumentar, geralmente à noite, antes de ir para a cama, pode aliviar a situação.

7 – Combate a celulite

Junto com a pimenta caiena, o gengibre aumenta o metabolismo e o fluxo sanguíneo, queimando a gordura, eliminando toxinas e combatendo a celulite. Eis uma boa notícia para as mulheres que se incomodam com o problema!

Com tanta utilidade assim, o gengibre poderia até ganhar um prêmio. Certamente, está na lista dos principais Superalimentos com os quais você pode contar. Tenha sempre em casa!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *