7 Soluções Naturais para Detox e Proteção do Fígado

O fígado é um órgão muito importante para nosso organismo. É ele quem “filtra” o sangue e ajuda na eliminação de toxinas. Muitas vezes, acabamos consumindo algumas substâncias potencialmente perigosas junto com os alimentos, e o órgão atua nessa linha de frente para nos proteger.

Como atualmente nossa comida está cada vez mais carregada de agrotóxicos e até outros produtos químicos, que se encontram tanto na água quanto no solo, manter o fígado em dia é o mesmo que manter uma boa saúde.

E se você pode dar uma ajudinha extra, melhor ainda! Algumas dicas naturais e mudanças de hábitos podem melhorar a função do órgão e ainda proporcionar atividade desintoxicante. Confira!

Medidas simples para um detox do fígado

1 – Açafrão

O açafrão é uma raiz usada há milênios como tempero. Além disso, é um dos alimentos mais saudáveis que você pode encontrar na natureza. Ele reduz inflamação, melhora a sensibilidade à insulina e a função hepática.

A raiz atua diretamente no fígado, potencializando ações fundamentais para a saúde: a redução de triglicérides e açúcar no sangue. E o melhor, é claro, dá um toque especial às suas receitas, deixando-as ainda mais deliciosas.

2 – Smoothies verdes

Ingerir vegetais folhosos em abundância é algo que promove a saúde do fígado e o ajuda na sua função detox. Mas nem sempre conseguimos consumir todo o necessário apenas por saladas.

Uma solução mais simples, rápida e até mais eficiente são os smoothies verdes. Coloque as folhas verdes a um liquidificador de alta potência, adicione água e uma fruta de sua preferência. Bata bem e você terá todos os benefícios facilmente digeríveis, além de consumir bastante fibra alimentar.

Clique aqui para conferir uma lista de receitas com os melhores smoothies verdes. Você pode também usá-las como base para criar o seu próprio smoothie, com os vegetais que mais gosta.

3 – Dê um basta aos alimentos ruins

Imagine que você tem um carro, que é muito importante para sua locomoção. Ele não foi barato e você toma todo o cuidado possível com ele, por considerá-lo um bem de valor. Assim, sempre procura por aditivos de qualidade para o motor, além de abastecer em postos de combustível reconhecidos.

Você não vai querer colocar gasolina adulterada no seu veículo, pois sabe que pode prejudicar todo o sistema… Então, por que faz isso com o seu corpo? Nosso combustível é o alimento, e mesmo assim as pessoas insistem em se “abastecer” com óleos hidrogenados, gordura trans, fast food e açúcar! Assim o seu carro não vai andar nada bem…

Esse tipo de alimento prejudica diretamente o fígado, além de aumentar a inflamação silenciosa no seu corpo e levar a outros problemas, como doenças cardíacas e diabetes.

Então, retire tudo isso da sua dieta e priorize alimentos naturais, como carnes, leite e ovos de animais criados a pasto, gorduras naturais boas, vegetais em abundância e carboidrato o mínimo possível.

4 – Fígado

Como assim? O fígado ajuda o fígado? Pois é, é isso mesmo. Se você não come bife de fígado, considere começar agora. Como toda carne de vísceras, ele é rico em vitaminas e minerais, como vitaminas A, B, colina, zinco, cromo e CoQ10, todos importantíssimos para a saúde hepática.

5 – Suplementos que podem ajudar

Há ainda alguns suplementos naturais que atuam protegendo o fígado contra as toxinas. Nesse caso, antes de tomar qualquer decisão é preciso buscar mais orientações com o seu médico. Alguns exemplos são:

  • Silimarina: Antioxidante muito presente na erva medicinal cardo-mariano, que pode ser encontrado na forma de suplementos natural. Ele protege o fígado contra toxinas e aumenta a glutationa, que ajuda na proteção e recuperação das células hepáticas.
  • N-Acetyl L-Cysteina: Também aumenta a glutationa, ajudando em seu efeito antioxidante e na proteção ao fígado.
  • Ácido alfa lipoico: outro antioxidante que regenera as células hepáticas.

6 – Dente-de-leão

O dente-de-leão é aquela flor bonitinha que solta suas sementes quando você as sopra ao vento… Algumas pessoas, no entanto, não gostam tanto dela, já que “invade” hortas e jardins, agindo como erva daninha.

Mas o que poucos sabem é que o dente-de-leão traz vários benefícios à saúde. Ela tem vitaminas, minerais, flavonoides e ação anti-inflamatória. A flor ajuda o fígado em especial por ter atividade diurética natural, ajudando na eliminação rápida das toxinas. Saiba mais clicando aqui.

7 – Aumente os níveis de potássio no corpo

O potássio é um mineral importantíssimo para a saúde do fígado, mas muitas vezes é negligenciado. Além disso, a alimentação moderna é muito rica em sódio, e isso acaba prejudicando o equilíbrio entre sódio e potássio no corpo. O resultado são os problemas de pressão e doenças cardiovasculares. Consuma alimentos ricos em potássio como:

  • Vinagre de maçã
  • Molho de tomate caseiro
  • Beterraba (tanto a parte verde como a vermelha)
  • Banana (de preferência nos smoothies verdes)

Pronto! Agora você já sabe como proteger, desintoxicar e turbinar a ação do seu fígado. Em um mundo onde estamos cercados de toxinas por todos os lados, isso é cada vez mais importante. Então, não deixe pra depois! Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link