Alimentação

7 Incríveis Benefícios da Páprica

A páprica é uma especiaria obtida a partir de variedades de pimentões (Capsicum annuum), que são secos e depois moídos. Atualmente é uma das especiarias mais usadas no mundo, e garantem um toque especial de sabor aos alimentos.

E quando o assunto é saúde, seus benefícios também são notáveis. Ela tem capacidades como:

1 – Melhora da circulação

A páprica contém minerais como cobre e ferro, que são essenciais para a formação das células sanguíneas. Ela também é rica em potássio, atuando como vasodilatadora, o que reduz o risco de derrames e infartos.

2 – Proteção para o coração

O molho curry, composto também pelo cominho e pelo açafrão, contém bons níveis de ácido salicílico, composto conhecido por sua ação protetora de doenças cardiovasculares.

3 – Páprica e melhora do sono

A páprica contém vitamina B6, importante para a produção de melatonina, o hormônio do sono.

4 – Bom humor

A mesma vitamina B6 que ajuda a ter uma noite tranquila é também promotora de hormônios como serotonina e norepinefrina, ligados às sensações de bom humor e felicidade. Parece que não é só pela comida gostosa que as pessoas que cozinham com páprica são mais felizes!

5 – Melhora na saúde dos olhos

Outros componentes que marcam presença nessa especiaria são a luteína, a zeaxantina e o betacaroteno. Como você deve saber, eles são ótimos para a saúde da sua visão!

6 – Emagrecimento

A capsaicina, o princípio ativo que fornece o calor do pimentão – e consequentemente da páprica – é termogênica, ajudando a diminuir o tecido adiposo e a reduzir os níveis de gordura no sangue.

7 – Alívio de dores

A capsaicina também atua para alívio de dores. Sua ação consiste em depletar as células nervosas de substâncias P, um químico que transmite os sinais de dor para o cérebro.

Então, que tal começar a usar um pouco de páprica nos seus pratos? Faça dessa incrível especiaria uma aliada para sua Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *