7 Formas de Aumentar suas Endorfinas Naturalmente

Na semana passada expliquei as principais funções das endorfinas e como elas podem ajudar na sua saúde. Esses produtos químicos atuam na química cerebral e são responsáveis por auxiliarem em diversas funções do organismo.

A liberação dessas substâncias tem relação direta com a sensação de bem-estar, prazer e até no foco mental. Quando você as estimula naturalmente, estará dando um grande passo para uma vida saudável. Confira agora algumas dicas para isso.

Atitudes para aumentar suas endorfinas

Divirta-se

Tenho certeza de que você também sente uma ótima sensação depois de uma boa risada. Quando você se diverte, também libera endorfinas. Portanto, não deixe de lado os bons momentos com a família, aquele filme de comédia que você adora ou um bate papo bem humorado com os amigos!

Alimente-se corretamente

Assim como qualquer órgão do seu corpo, o seu cérebro precisa do combustível correto para funcionar bem. Uma boa opção é a dieta keto, na qual se prioriza as gorduras, come-se proteínas em quantidade adequada, vegetais folhosos em abundância e carboidratos o mínimo possível.

Isso vai regular o açúcar no seu sangue, o que por si só é ótimo para seu cérebro. Alguns alimentos incríveis para o seu cérebro são:

  • Proteínas como carne de peru, leite (de preferência cru e orgânico), carne vermelha, peixe, queijo e ovos – elas possuem triptofano, que atua na produção da serotonina.
  • Folhas verdes, frutas vermelhas e cítricas – tem ação antioxidante, prevenindo a inflamação que contribui para doenças mentais.
  • Gorduras – as gorduras naturais boas da dieta keto são um ótimo combustível. Lembre-se que a maior parte do seu cérebro é composta por gordura, e os ácidos graxos são necessários para várias funções no organismo.

Encontre um hobby

Sempre há algo novo a se aprender. Que tal começar agora? Quando aprendemos novas habilidades ganhamos em motivação, pois há liberação de dopamina.

Essa sensação prazerosa se torna um costume benéfico, pois estimula nosso senso de recompensa. Você acaba querendo mais. Além disso, esses novos hábitos saudáveis podem amenizar comportamentos ruins que estejam lhe prejudicando, como excesso de comida e até mesmo de álcool ou cigarro.

Tenha atenção aos relacionamentos

Quando estamos juntos das pessoas que gostamos ou ajudamos alguém, nosso cérebro naturalmente libera a ocitocina, o “hormônio do amor”. Essa e outras substâncias contribuem para o seu humor, gerando um estado de calma e conforto – o que é ótimo para sua saúde de uma forma geral.

Pratique atividade física

Isso é algo que a maioria das pessoas já sabe. Aquela sensação boa após se praticar exercícios é causada pelas endorfinas. Assim, fica mais que demonstrado que mexer o seu corpo pode estimular essa substância benéfica.

Quando a endorfina é estimulada, o seu humor e bem-estar também vão às alturas. Outros benefícios são:

  • Liberação de dopamina – que garante sensação de autorrealização.
  • Aumento da serotonina e adrenalina – mais energia para o dia a dia e melhora do sono.

Aproveite a natureza

Várias pesquisas já comprovaram que passar algum tempo em contato com a natureza estimula o bem-estar. Quando fazemos isso, nos sentimos mais vivos. Alguns estudos indicam até que crianças que passam mais tempo em ambientes naturais estão menos propensas a terem doenças mentais quando adultos.

Além disso, não podemos nos esquecer do sol. Em contato com ele nosso corpo produz a importante vitamina D, fundamental para a liberação de serotonina e melatonina, o hormônio do sono.

Estimule os sentidos

Diversos aromas e gostos nos estimulam positivamente. Pense, por exemplo, em uma comida que você gostava na infância… Só de lembrar do cheiro já vem aquela sensação agradável, não é mesmo?

Isso ocorre pela liberação de endorfinas e outras substâncias no cérebro. A ideia é usar isso a seu favor. Aproveite os óleos essenciais como forma de aromaterapia para se sentir estimulado, relaxado ou até mesmo amenizar algum problema de saúde (clique aqui para ver uma lista de posts sobre os melhores óleos essenciais e seus usos).

Alguns alimentos também podem ajudar, mas evite o consumo de comida industrializada. Se quer boas opções, opte pelo chocolate amargo (70% ou mais), por exemplo, que atua na liberação dessas substâncias.

Olha, geralmente as pessoas costumam correr dos conselhos médicos. Mas aposto que esses você vai adotar. Afinal, quem não quer ter mais prazer e bem-estar todos os dias? Coloque as endorfinas para trabalharem por você e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Journal of Environmental Psychology. Volume 30, Issue 2, June 2010, Pages 159-168
  • Nature Boosts Self-Evaluation of Vitality. Scientific American. 8. Jun. 2010
  • Natural Vitality. Healt Central. June. 2010.
  • Anderson, Elizabeth, and Geetha Shivakumar. “Effects of exercise and physical activity on anxiety.” Frontiers in psychiatry vol. 4 27. 23 Apr. 2013, doi:10.3389/fpsyt.2013.00027
  • Dunbar RI, Baron R, Frangou A, et al. Social laughter is correlated with an elevated pain threshold. Proc Biol Sci. 2012;279(1731):11611167. doi:10.1098/rspb.2011.1373
  • Han JS. Acupuncture and endorphins. Neurosci Lett. 2004;361(1-3):258261. doi:10.1016/j.neulet.2003.12.019
  • Flagel SB, Clark JJ, Robinson TE, et al. A selective role for dopamine in stimulus-reward learning. Nature. 2011;469(7328):5357. doi:10.1038/nature09588
  • Contato com a natureza faz você se sentir mais vivo!www.DrRondo.com
  • Está na hora de se reconectar com a natureza!www.DrRondo.com
  • Quer se sentir bem e saudável? Que tal 2 horas na natureza?www.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link