Alimentação

7 Benefícios Fantásticos do Coentro

O coentro (Coriandrum sativum), também conhecido em alguns lugares como cheiro verde, é na verdade parte de uma planta da família Apiaceae. Embora o vegetal produza pequenas flores claras, são as folhas que geralmente são utilizadas na culinária como tempero.

Mas ele é muito mais do que apenas sabor e aroma marcantes. É rico em antioxidantes como quercetin, kaempferol, rhamnetin and epigenin. Os minerais mais abundantes são potássio, magnésio, manganês, ferro e cálcio. Dentre as vitaminas, as principais A, C, K e do complexo B.

Vamos então ver o que tudo isso oferece a você!

Benefícios do coentro

1 – Ajuda a regular a pressão

Segundo estudo do Journal of Ethnopharmacology, o coentro melhora a ação do cálcio em conjunto com a acetilcolina. O resultado é uma melhora também da tensão dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão. Pessoas com hipertensão são as mais beneficiadas.

2 – Prevenção de anemia

Como possui bastante ferro, a erva pode auxiliar a manter bons níveis do mineral no sangue, prevenindo a anemia.

3 – Efeito antialérgico

Estudos sobre os polifenóis presentes no coentro indicam que óleos feitos com a planta podem ajudar no tratamento de alergias. Isso vale tanto para alergias sazonais quanto as que ocorrem de acordo com o ambiente, como a rinite.

4 – Melhora a saúde dos ossos

Como é fonte de cálcio, o tempero é uma boa ideia para manter a saúde dos seus ossos. O mineral está mais presente nas folhas centrais do coentro.

5 – Previne problemas menstruais

Os componentes do coentro ajudam na secreção adequada das glândulas endócrinas. Por isso, ele ajuda na regulação dos ciclos menstruais e reduz dores relacionadas ao período menstrual.

6 – Prevenção da diabetes

Pelo mesmo motivo da regulação das glândulas endócrinas, essa erva pode ajudar na prevenção da diabetes. A secreção de insulina pelo pâncreas é otimizada, regulando os níveis de açúcar no sangue.

7 – Melhora das funções intestinais

Óleos essenciais encontrados no coentro, como o borneol e o linalol, auxiliam na digestão, no funcionamento adequado do fígado e dos intestinos. Pesquisas indicam que ele pode tratar casos de diarreia, inclusive causadas por micróbios ou fungos.

Tratando-se de algo totalmente natural, vale a pena deixar sua comida mais saborosa e ainda obter esse benefícios. Lembre-se sempre de usar coentro fresco, de preferência orgânico. Faça do alimento o seu remédio!

Referências bibliográficas:

  • Journal of Ethnopharmacology. Volume 122, Issue 1, 25 February 2009, Pages 123-130.
  • Spatula DD. 2011; 1(1): 51-58.
  • Food Chemistry. Volume 132, Issue 2, 15 May 2012, Pages 841-848
  • “Antimicrobial Activity and Phytochemical Analysis of Coriander sativum Against Infectious Diarrhea,” Ethnobotanical Leaflets: Vol. 2009 : Iss. 5 , Article 4.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *