Alimentação

7 Benefícios dos Alimentos Orgânicos

É bem provável que você tenha dúvidas sobre usar alimentos orgânicos. Mas será que eles realmente são tão bons para a saúde? Será que compensa pagar mais caro nesse tipo de alimento e levá-lo para a sua mesa?

Se você quer uma resposta rápida… SIM. Mas como sempre faço, prefiro te mostrar o porquê dessa afirmativa, e é isso que realmente vai te convencer a adotar os orgânicos na sua vida!

Alimentos orgânicos são aqueles que não são produzidos com utilização de adubos químicos, hormônios, agrotóxicos, pesticidas, manipulação genética, antibióticos e drogas veterinárias (no caso de ovos, carne, leite e derivados).

Benefícios dos Alimentos Orgânicos

1 – Mais sabor

Os alimentos orgânicos podem ser menores e até menos “bonitos” do que os convencionais, mas não se engane! Eles são muito mais saborosos e melhores para sua saúde, como vou explicar nos itens seguintes.

2 – Menos produtos químicos

Como já comentado, os orgânicos não utilizam agrotóxicos ou outros produtos químicos em sua produção. Por isso, não tem resíduos que acabariam se acumulando no seu organismo.

3 – Mais nutrientes

Como não são usados aditivos para acelerar o crescimento da planta, os alimentos orgânicos têm mais tempo para absorver da terra as vitaminas e sais minerais. Um verdadeiro manjar para uma boa saúde!

4 – Antioxidantes

Pelos mesmos motivos citados acima, a concentração de antioxidantes é 18 a 69% maior. Aproveite!

5 – Polifenóis

Os polifenóis são compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Eles estão presentes nos vegetais e tem uma concentração maior em alimentos orgânicos.

6 – Ácidos graxos e ômega 3

Quando se fala em orgânicos, muita gente lembra-se apenas de plantas. Mas carne, leite e ovos também podem e devem ser orgânicos. Isso significa que vêm de animais criados livres pastoreando, alimentando-se naturalmente. Esses produtos animais tem mais ômega 3 e ácidos graxos essenciais do que o de animais criados confinados.

7 – O meio ambiente agradece

A não utilização de produtos químicos e outros aditivos na produção de alimentos evita a contaminação da água, do solo, e do ar. A produção natural é melhor também para todo o planeta!

Embora os alimentos orgânicos sejam um pouco mais caros que os convencionais, certamente serão um gasto que compensa. Afinal de contas, sua saúde é coisa séria!

E não precisa ficar tão preocupado: fiz um post especial com dicas para você consumir orgânicos sem precisar “ir à falência”.

É só clicar aqui e conferir. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *